About Me

Artillery - "My Blood" Review

Os Artillery são uma banda dinamarquesa, nascida há perto de 30 anos por obra e graça dos irmãos Stützer. Não se julgue, devido à sua longevidade, que têm uma daquelas discografias com 20 álbuns, bem pelo contrário. O seu histórico de estúdio conta apenas com 6 trabalhos, e o último dos quais é o novíssimo «My Blood», justificando o chavão de que “velhos são os trapos”. Na sequência do que haviam apresentado em «When Death Comes», de 2009, esta nova descarga eléctrica não é muito mais, nem muito menos, o que fizeram nesse regresso.

Para enquadrarmos melhor esta banda, e para aqueles que têm passado ao lado da mesma, podemos dizer que bebe Thrash da Bay Area, em que nomes como Metallica ou Testament vêm à tona, sem necessárias colagens e com um cunho próprio. Na Europa, Onslaught é uma boa indicação. «My Blood» adapta-se aos tempos modernos, com alguns toques de Heavy, não se deixando aprisionar à definição de Old School, mas sem descaracterizar esse perfume que, sim, se estende por todo o disco. É relativamente consistente, não tendo faixas fracas, mas tendo algumas acima da média, concentradas nomeadamente na primeira metade do disco.

A edição normal é composta por 11 temas e cerca de 53 minutos avassaladores, mas aqui e ali pincelado com outro tipo de tintas. Exemplo disso é a poderosa faixa de abertura «Mi Sangre», que se vê agradavelmente mergulhada em mares ‘médio-orientais’. «Monster» é outra cavalgada incessante e o refrão de «Dark Days» entranha-se na massa cinzenta e de lá não sai. «Ain’t Giving In» aponta mais à acalmia das hostes (recordar Dio?), mas o desvio é curto e o ímpeto regressa com «Thrasher» para não dar mais tréguas até ao fim. A versão em digipack apresenta mais duas excelentes demonstrações de qualidade. Bela sessão de guitarradas e de uma bateria qual metrónomo de headbang. Os solos é que sabem a pouco; podiam ter-nos oferecido maior mestria, mas deviam estar sem paciência. «My Blood» não é o melhor disco de sempre, nem sequer o melhor da banda, mas é mesmo uma boa proposta neste domínio.

Nota: 8.2/10

"My Blood" Track List:

01. Mi Sangre

02. Monster

03. Dark Days

04. Death Is An Illusion

05. Ain't Giving In

06. Prelude To Madness

07. Thrasher

08. Warrior Blood
09. Concealed In The Dark
10. End Of Eternity
11. The Great

12. Show Your Hate (digipak)

13. Eternal War (digipak)




Review por Carlos Fonte