About Me

Primordial - "Redemption at the Puritan´s Hand" Review

Irlanda... pátria de génios como Samuel Beckett, Oscar Wilde e de William Butler Yeats. Terra da cerveja “Guiness”. Palco de confrontos durante anos com o reino de Inglaterra e mais recentemente nas bocas do mundo devido à sua enorme crise financeira. Um país de gente de coragem, de gente que sofreu e que se levantou.

Apesar de ser um país com uma história rica e secular, quando nos perguntam o nome de uma banda de metal proveniente da Irlanda, apenas nos vem à cabeça um nome: Primordial. Quatro anos após o extraordinário “To the Nameless Dead”, era de esperar mais um disco com alma irlandesa desta banda. E é isso que este quinteto nos dá em 2011.

O percurso desta banda, iniciado em 1987, sempre se pautou pela regularidade e pelo lançamento de discos de grande qualidade musical com “The Gathering Wilderness” de 2005 e o já mencionado “To the Nameless Dead” de 2007, só para indicar os mais recentes, discos esses que marcaram uma etapa na banda, dando-lhe um maior reconhecimento (mais que merecido) pelo trabalho que têm vindo a desenvolver.

Em “Redemption at the Puritan´s Hand”, os Primordial voltam a dar cartas com o seu Celtic / folk metal intenso, apesar de algumas diferenças quando comparados com os registos anteriores. Nota-se aqui um maior cuidado por parte da banda em tentar escrever canções memoráveis, de grande intensidade e entrega por parte dos seus executantes. É mais que sabido que o grande destaque desta banda será sempre o seu “frontman”, o enorme Alan "Nemtheanga" Averill, portador uma voz tão poderosa e intensa, que neste disco é elevada a um patamar superior, tal a total entrega que emprega nestes oito novos temas da banda. Mas tal superiordade não poderia ser possível sem a “sua banda”, que neste disco cumpre com efectividade toda a ideologia da sua musica, apoiada numa secção ritmica forte e coesa e clara e guitarras que ora transbordam raiva por todos os poros ou melodias intensas.

Iniciando este disco, “No Grave Deep Enough” surpreende pelos seus ritmos rápidos, algo pouco comum nesta banda, mas que resulta no inicio prometedor. “Lain With the Wolf” é um tema tipicamente Primordial, que fica colado ao cérebro durante muito tempo. Os temas seguintes, “Bloodied Yet Unbowed” e “Gods Old Snake” também seguem a mesma linha, não sendo nada de muito diferente do que a banda já fez no passado, sendo no entanto bons temas. Em “The Mouth Of Judas” temos aqui uma pequena surpresa. Um tema lento, muito melódico, mesmo para uma banda como os Primordial. Um trabalho de guitarras muito interssante e a voz de Nemtheanga, intensa como poucas vezes a ouvimos. Excelente! Os restantes tema até final do disco, “The Black Hundred”, “The Puritans Hand” e “Death Of The Gods” confirmam este “Redemption at the Puritan´s Hand” como um dos melhores discos da carreira dos Primordial.

Será o melhor? Na minha opinião não.
O que falta a este “Redemption at the Puritan´s Hand” é um conjunto de músicas memoráveis, como as que existem nos discos anteriores, onde após termos chegado ao fim dos mesmos, ficam marcados na nossa mente e na alma. Este disco, apesar de ser um disco dos Primordial e logo isso é sinal de garantia de boa música, e tirando algumas passagens, não nos marca tanto como outros o fizeram. É no entanto mais um passo em frente na carreira destes irlandeses, que certamente nos irão acompanhar durante muito tempo.

Nota: 8.5/10
"Redemption at the Puritan´s Hand" track list:

1.No Grave Deep Enough
2.Lain With The Wolf
3.Bloodied Yet Unbowed
4.Gods Old Snake
5.The Mouth Of Judas
6.The Black Hundred
7.The Puritans Hand
8.Death Of The Gods


Review por João Nascimento