About Me

Endstille - "Infektion 1813" Review

Ao sétimo album de originais, os alemães Endstille continuam destilar o seu furioso black metal, mantendo a mesma linha traçada desde o início da carreira. “Infektion 1813” é mais um conjunto de nove descargas de black metal cru e ríspido, variando entre ritmos rápidos e violentos e outros mais cadenciados, com uma distribuição homogénea ao longo da duração do disco.

Formados em 2000 na cidade alemã de Kiel, os Endstille sempre apresentaram um black metal mais na veia de Marduk ou Belphegor, renegando aos tão apetecíveis arranjos orquestrais e majestosos, que, bem vistas as coisas, não encaixariam muito bem na temática geral dos seus lançamentos. Os seus membros descrevem o seu som como “feio e agressivo black metal com um poder de fogo de uma arma MG-42 e uma força de uma artilharia de um navio de guerra”. Bom, não estão muito longe da verdade, pois no geral, o som geral da banda remete bastante para as duas bandas acima mencionadas, mas infelizmente faltando um tanto ou quanto da genialidade das mesmas.

A regularidade de lançamentos dos Endstille, apoiados numa estável formação permitiu que a maioria dos seus discos fosse de qualidade muito acima da média e em discos como “Dominanz” de 2004, “”Endstille Reich” de 2007 e principalmente “Navigator” de 2005, o mais bem conseguido disco da carreira da banda, conseguiram ter o seu papel de destaque na comunidade metálica. No entanto, “Infektion 1813” marca a saída do vocalista de sempre, Iblis, e a entrada de Zingultus (ex-Nagelfar), o que conferiu à banda um maior e mais variado poderio vocal, fazendo com a musica dos Endstille se torne mais violenta e perigosa.

Seja no regime blastbeat (“Anomie”, “Trenchgoat”, “Wrecked”) ouy num regime mais cadenciado (“Bloody H (The Hurt-Gene)”, “The Deepest Place On Earth”, “World Aflame”), “Infektion 1813” é um disco bastante razoável dentro do estilo que se insere, mas não trazendo nada de novo quer ao panorama geral do black metal quer mesmo ao que a banda já nos ofereceu no passado.

“Infektion 1813” é um disco sólido, ideal para aqueles que gostam do black metal cru e frio, mas bem produzido. Desperta alguma atenção ao ouvinte nas suas audições, mas a falta de temas memoráveis diluem um pouco o impacto que este disco poderia ter. Sendo ainda uma banda jovem, os Endstille têm ainda muito para oferecer no futuro. Só nos resta esperar pelo que poderão lançar em tempos próximos.

Nota: 7.8 / 10

"Infektion 1813" track list:

01. Anomie
02. Trenchgoat
03. Bloody H (The Hurt-Gene)
04. The Deepest Place On Earth
05. When Kathaaria Falls
06. Satanarchie
07. World Aflame
08. Wrecked
09. Endstille (Völkerschlächter)




Review por João Nascimento