About Me

Týr - "The Lay Of Thrym" Review

Ilhas Faroé é o último sítio onde se esperaria encontrar metal de qualidade mas é certo que desde 2002 (embora tenha sido em 2003, com “Eric The Red” que tenham explodido) que aquela região é dominada pelo poderio metaleiro dos Týr. Mantendo uma regularidade assinalável em termos de lançamentos, este “The Lay Of Thrym” é já o seu sexto e apresenta algumas novidades em relação aos anteriores, nomeadamente, uma certa e suave descomplicação do seu som. Se antes a estrutura das suas músicas tinham um certo travo progressivo, agora as coisas tornam-se claramente mais acessíveis, ficando até a ideia que a vertente power metal se chega bem mais à frente do que a vertente folk, que não é tão imediata. De qualquer forma, este factor não diminui a eficácia das suas músicas, sendo impossível desligar o play no leitor mental depois de terminado o cd.

Este poder não é difícil de atingir, o poder de marcar o ouvinte, mesmo que neste caso, esse poder demore algum tempo a manifestar-se no entanto é a voz de Heri Joensen que faz a diferença, mesmo que o timbre não varie muito ao longo de todo o álbum. Quem adquirir a edição especial, por exemplo, poderá comprovar imediatamente a minha afirmação, já que a mesma vem com duas faixas bónus, uma de Black Sabbath (“I”) e outra de Rainbow (“Stargazer”) onde a voz está tão perfeita que chega a arrepiar. Sem dúvida, duas versões muitíssimo bem conseguidas.

No geral “The Lay Of Thrym” é uma boa proposta power metal por parte dos Týr, que mesmo se afastando das suas raízes mais progressivas e folk, não renuncia à sua identidade nem segue o caminho fácil do comercialismo, embora a sua música seja efectivamente mais acessível. Mesmo de forma, ténue, acaba por ser um álbum de transição. Só resta responder a uma questão, será que se vão aproximar do passado ou será que vão aprofundar mais esta vertente? Por agora, este meio equilíbrio é positivo.

Nota: 8/10

"The Lay of Thrym" track list:

01. Flames Of The Free
02. Shadow Of The Swastika
03. Take Your Tyrant
04. Evening Star
05. Hall Of Freedom
06. Fields Of The Fallen
07. Konning Hans
08. Ellindur Bondi A Jadri
09. Nine Words Of Lore
10. The Lay Of Thrym




Review por Fernando Ferreira