About Me

Chthonic - "Takasago Army" Review

Um pouco de história.
O exército de Takasago consistia num grupo de voluntários que combateram Exército Imperial do Japão durante a 2.ª Guerra Mundial. Takasago é também um termo antigo que significa “Taiwan” em japonês antigo. Estima-se que foram recrutados entre 2000 a 5000 homens, especializados em acções de guerrilha. Estes homens tornaram-se uma referência internacional pelas suas capacidades de sobrevivência na selva.

“Takasago Army” é o sexto disco dos Chthonic, que terá a difícil tarefa de suceder ao disco anterior, “Mirror of Retribution”, disco esse que finalmente mostrou ao mundo estes nativos da Ilha Formosa ou Taiwan. O disco de 2009 veio a confirmar que a musica brutal é perfeitamente integrável e vice-versa em musica étnica ou tradicional, o que neste caso da música dos Chthonic resulta muito bem. O som melodicamente furioso da banda, conjugado com apontamentos de “ehru” (instrumento de duas cordas, originalmente criado na China, produz um som bastante emotivo e tocante) é muito interessante e dá uma nova dimensão à música da banda.

“Takasago Army” é a continuação lógica do disco anterior, onde os Chthonic apresentam dez novos temas de um black metal muito actual, técnico e diversificado. Comparando este disco com o anterior (pois os dois são muito semelhantes, quer musical quer estruturalmente), podemos apontar um pequeno decrescimo na brutalidade do som geral da banda, fazendo com que a parte melódica / técnica aqui se torne mais evidente. No entanto, para alguns pode ser difícil catalogar esta banda como black metal, pois a diversidade patente no seu material é tal que aqui podemos encontrar elementos de power metal, thrash metal e algumas ideias mais mainstream. Se adicionarmos a tudo isto a vertente étnica da banda, conclui-se que os Chthonic são uma banda onde a palavra “barreiras” não faz muito sentido. O que fazem é bom, muito bom e este “Takasago Army” é a prova de confirmação de uma banda que merece ter (muito) mais atenção que a que tem actualmente.

A entrada do disco faz-se com “The Island”, uma peça sinfónica que nos faz recuar aos nossos tempos de juventude e por momentos nos imaginamos a ver na TV aquelas série de antigamente sobre o Oriente (lembram-se dos “Jovens Heróis de Shaolin”? Pois, isso mesmo...). A partir daí, vemos um desfilar de um conjunto de temas muito poderoso e coerente, onde a mistura do rápido / lento / melódico / étnico conjuga na perfeição. Todos os dez temas têm a sua personalidade muito própria e forte, sendo que “Takao”, “Southern Cross”, “Broken Jade” e “Quell The Souls In Sing Ling Temple” serão talvez os “hightlights” desde disco.

Quando se ouve este disco ou o anterior, é fácil confundir esta banda com outras bem conhecidas do publico (confesso que quando ouvi o “Mirror of Retribution” comparei esta banda ao Cradle Of Filth...). Mas os Chthonic são muito diferentes da banda inglesa. Talvez por terem uma abordagem menos ortodoxa da música ou pelos fantásticos apontamentos étnicos, esta banda é quase única no panorama metálico. “Takasago Army” é um dos grandes discos de 2011 e certamente será da carreira desta banda, que se pretende que seja longa e proveitosa. E que esperemos um dia que sejam tão grandes como os Cradle Of Filth... eles merecem. Eu acredito que sim.


Nota: 8.5 / 10
"Takasago Army" track list:

1.The Island
2.Legacy of the Seediq

3.Takao

4.Oceanquake

5.Southern Cross

6.Kaoru

7.Broken Jade

8.Root Regeneration

9.Mahakala
10.Quell The Souls In Sing Ling Temple



Review por João Nascimento