About Me

Opeth - "Heritage" Review

Opeth é daquelas bandas que passe muito ou pouco tempo entre lançamentos, cria sempre alguma expectativa a cada novo trabalho. Este Heritage não é excepção e à primeira audição parece que é uma segunda parte do famigerado “Damnation”, porque tal como esse álbum, também este não utiliza a voz gutural. Akerfeldt disse que está cansado do metal extremo e que este álbum era aquele que queria ter feito desde que tinha vinte e tal anos.

O ambiente relaxado embora possa lembrar “Damnation”, vai um pouco mais além, havendo aqui muitos momentos em que realmente salta ao ouvido a herança deixada por grupos como Camel, Jehtro Tull ou mesmo a tradição sueca de rock progressivo e com distorção. Portanto, não é um disco acústico, é um disco relaxado, com alguns momentos de intensidade, mesmo que poucos. O grande problema deste álbum e de Opeth, se é que há algum mas de certeza que algumas pessoas vão pensar desta forma, é que em “Damnation”, todos sabiam que era uma experiência e que no álbum seguinte iriam voltar ao seu… “normal”. No entanto, esta não foi uma experiência, esta foi uma viragem estilística. Não me interpretem mal, o álbum soa a Opeth, a herança que está no título, é uma herança daquilo que sempre esteve na base do seu som. O conflito poderá estar na maneira como ele irá ser recebido pelos fãs e por todos aqueles que não são grandes apreciadores da natureza progressiva do som da banda. O próprio Akerfeldt disse numa entrevista recentemente que a banda não se importa com as opiniões exteriores, nomeadamente dos fãs de Death Metal. É uma posição de força tanto nos argumentos como no disco, em que a banda se mostra bem mais calma, havendo, mesmo assim, alguns momentos mais mexidos, como a “Slither”, uma pequena explosão na “Nepenthe” e a “The Lines In My Hand”.

É um disco, verdadeiramente no sentido lato da palavra, de rock progressivo. Para os que gostam do estilo, irão deliciar-se, porque há realmente todo um feeling retro que é absolutamente delicioso. No entanto, para os que sempre gostaram da parte brutal, daquele componente que fazia parte da identidade dos Opeth, acredito que esses irão ficar desiludidos.



Nota: 8/10


"Heritage" track list:

01. Heritage
02. The Devil's Orchard
03. I Feel the Dark
04. Slither
05. Nepenthe
06. Häxprocess
07. Famine
08. The Lines in My Hand
09. Folklore
10. Marrow of the Earth


Facebook Oficial: https://www.facebook.com/Opeth
Myspace Oficial: http://www.myspace.com/opeth

Review por Fernando Ferreira