About Me

Edguy – "Age of the Joker" Review

Desde que Tobias Sammet e companhia lançaram Rocket Ride por volta de 2006, que os Edguy têm vindo, pouco a pouco a suavizar o seu power metal europeu em detrimento de um hard rock melódico mais reminiscente dos anos 80 que outra coisa. Até aqui tudo bem, não fosse o facto de que com esta mudança ter ficado a sensação, de que algo mais se perdeu também. De repente, a banda passou a valorizar uma atitude cada vez mais relaxada e jocosa, em detrimento de um disco possuidor de faixas ricas, capazes de prender o ouvinte, como foram os casos de "Mandrake" ou "Hellfire Club".

Contudo, logo à primeira audição deste novo trabalho, fica-se com a sensação, de que afinal ainda poderá haver esperança para os Edguy. O humor característico de Tobias Sammet continua, como não poderia deixar de ser, mas ao contrário do que tem vindo a ser habitual, desta vez não encontramos faixas completamente dispensáveis como foram os casos de "Aren’t you a little pervert too?" ou "Trinidad". Certamente, que temas como "Nobody’s Hero" ou "Two out of seven" facilmente poderiam ser incluídos no anterior "Tinnitus Sanctus", mas ao ouvir "Arcane’s Guild", "Rock of Cashel", ou "Pandora’s Box", volta-se a sentir aquele travo tão especial, que permitiu aos Edguy sobressaírem no meio de tantos outros clones de Helloween. No entanto, os destaques vão mesmo para os longos "Robin Hood" e "Behind The Gates To Midnight World". O primeiro, tal como o nome indica, trata-se de uma paródia pythonesca ao famoso herói lendário inglês, assente em ambiências medievais, e um refrão que “cola” logo à primeira. O segundo, com um refrão não menos interessante, é bastante mais negro, pesado e emocional.

Convêm referir, que "Age of Joker", não será o disco que irá fazer as pazes com os fãs saudosistas dos trabalhos mais rápidos, e nem estaria na génese da banda querer agradar a gregos e troianos, mas este disco abre sem dúvida uma nova janela de expectativa para o futuro.

Nota: 7.5/10
"Age Of The Joker" Track List:

01. Robin Hood
02. Nobody's Hero
03. Rock Of Cashel

04. Pandora's Box

05. Breathe

06. Two Out Of Seven
07. Fire On The Downline

08. Behind The Gates To Midnight World





Review por António Antunes