About Me

3 Inches of Blood – "Long Live Heavy Metal" Review

E eis que dois anos após o último Here Waits Thy Doom, os canadianos 3 Inches of Blood voltam com mais uma épica aventura no mundo do heavy metal, agora com Long Live Heavy Metal, o seu quinto registo de originais (dentro do possível). Para quem não conhece, e que Odin vos queime nos sagrados halls de Valhalla, os 3 Inches of Blood serão porventura o grande porta-estandarte do verdadeiro heavy metal actualmente, ainda que consigam imprimir uma certa modernidade no seu som, muito devido a algumas raízes mais metalcore, que pouco e pouco se vão desvanecendo, muito por culpa da saída do vocalista Jamie Hopper.

É verdade, a experiencia de ouvir um disco dos 3 Inches of Blood hoje em dia é como estar a meio caminho entre uma cavalgada ala Manowar, com a força de uns Iced Earth e as incursões rockeiras dos Judas Priest, ainda para mais quando a voz de Cam Pipes consegue invocar Halford de tal maneira, capaz de deixar um Ralf Scheepers ou Tim Owens roídos de inveja. Autênticas elegias ao heavy metal, e tudo o que lhe é associado percorrem estes 12 temas, algo como um elevar o conceito de “P***s, vinho verde e metal” ao extremo.

Esperem portanto temas de heavy metal pungente, com títulos tão true como “Metal Woman”, “Leather Lord”,ou “My Sword Will Not Sleep”. Esperem também muita energia, e vontade. Os solos são completamente in your face, sem masturbações técnicas, sempre em prol da música, com o foco na melodia. Os riffs, embora maior parte deles demasiado familiares (Storming Juno???), cumprem bem o seu dever, ou não fossem eles a base de toda a musica deste colectivo, dando uma força extra às composições.

Destaque principal para Leather Lord, porventura o melhor tema do disco, com o seu riff principal destrutivo, e um refrão antémico de excelência. Mas todos os temas convergem pontos de interesse suficientes para se destacarem uns dos outros, sempre com aquele feeling Painkiller a transbordar por todos os lados.

Long Live Heavy Metal é portanto um bom disco de ….heavy metal como não poderia deixar de ser, directo e verdadeiro. Tivesse ele sido lançado 30 atrás porventura teria um impacto bem maior, sendo assim dá para entreter, e bem.

Nota: 8/10

Review por António Antunes