About Me

Masque of Innocence - "Overcoming Anger" Review

Os Masque of Innocence são uma persistente banda do underground português, tendo iniciado a sua carreira em 1997, ou seja, já lá vão 15 anos desde a sua criação. Este colectivo nacional passou por várias mudanças de line-up, estando até praticamente inactiva de 2000 a 2004, o que atrasou o certamente bastante desejado pelo grupo, álbum de estreia, que apenas se materializou em 2011.

Pelo que consta a sonoridade da banda no início da carreira, na demo "Take 0", editada em 1999 antes de todas estas alterações na formação, era um doom/death/gothic metal, o que ao ouvir "Overcoming Anger" já não se verifica, apesar de haverem vestígios doom, o som actual do grupo é mais um death/thrash/black metal. Esse ecletismo em termos sonoros, não joga tanto a favor da banda como se podia esperar, a mistura de géneros é tão grande que falta aqui uma direcção musical mais definida. A banda junta todos esses géneros e acaba por não ter uma dose suficientemente grande de algum dos mesmos para agradar a um tipo de fã. Ou seja, acaba por não ser 100% convincente a fazer death metal, thrash metal, ou black metal. Por outro lado é verdade que esta amalgama até dá uma certa originalidade à banda e os
Masque of Innocence não soam claramente a nenhuma banda em particular. O grande problema é que tudo isto não se traduz em temas memoráveis, mesmo após várias audições, o álbum teima em não nos entrar na cabeça. A banda tecnicamente é competente mas terá de se esforçar mais futuramente em termos de composição, além de como já foi dito acima, terá de tomar um rumo sonoro.

Esperemos que não hajam nos próximos tempos, mais mudanças na formação nos
Masque of Innocence e que a banda siga o caminho correcto e nos mostre que sabe fazer melhor do que neste álbum, que não sendo de modo algum mau, não deixa marca.

Nota: 6.3/10

Review por Mário Rodrigues