About Me

Silkshadow - "Crushing Mirrors" Review

Os Silkshadow são uma banda nacional formada em 2006 e que mantém a sua formação desde o início, tendo editado recentemente o seu trabalho de estreia, o álbum "Crushing Mirrors".

Este disco composto por 12 temas, propõe-nos uma sonoridade que está ali no limite entre o hard-rock e o metal mais melódico. Um dos destaques deste álbum são os vários riffs bem interessantes aqui presentes, que podiam ser potenciados com uma produção que desse mais força às guitarras. Também temos solos de bom efeito e guitarras acústicas bem trabalhadas nas baladas. É nas baladas que o frontman Mário Lourenço tem a sua melhor performance, nomeadamente nas músicas "All Words Lost" e "Garden of Tea", com uma voz suave que encaixa na perfeição nas mesmas. É inequívoco que Mário é um verdadeiro cantor, mas ao escutar o álbum por completo fica a sensação que podia ter empregue uma maior garra e agressividade nas partes mais pesadas dos temas, mas ainda assim a sua prestação em todo o álbum é muito competente. O secção rítmica fez tudo o que é preciso com eficácia, embora pudesse ter dado um pouco mais aos temas.

As músicas deste registo são boas, embora a segunda metade do disco baixem um pouco de nível, sendo a primeira metade, de facto, mais marcante. Também parece que deveriam haver alguns temas mais up-tempo, que quebrassem um pouco a rotina mid-tempo que reina na maior parte deste álbum.

Em termos de composição as coisas já correram bem, ainda por cima tendo em conta que este é o trabalho de estreia da banda, não tendo a mesma passado pela fase das demos e EPs. No entanto apesar de ser na generalidade um bom disco, não é perfeito, havendo pontos a melhorar que já foram falados acima. Outra questão será a direcção musical a seguir. O facto da banda estar num meio termo entre o rock e o metal poderá fazer com que o típico fã de metal ache este álbum algo soft e algo pesado para o fã de rock. Claro que há que respeitar a integridade musical da banda e a sua liberdade e "Crushing Mirrors" é realmente um disco com qualidade e de audição agradável, ao qual o ouvinte de qualquer quadrante musical deve dar uma oportunidade.


Nota: 7.2/10

Review por Mário Rodrigues