About Me

Shadows Fall - "Fire From The Sky" Review

Os Shadows Fall são uma das bandas mais notáveis do metalcore norte-americano. A banda que já existe desde 1995 e esteve bastante tempo no underground, tendo editado dois álbuns durante o auge do nu-metal, que por isso mesmo passaram algo despercebidos na altura. Refiro-me claro a "Somber Eyes to the Sky" de 1997 e "Of One Blood", dois discos com uma sonoridade muito melodeath, género que teve bastante ascendência na grande maioria das bandas de metalcore melódico, que explodiram na primeira metade da década passada, após a morte anunciada do mal afamado nu-metal.

Como é sabido esta banda norte-americana teve um grande sucesso, com excelentes discos como "The Art Of Balance" e "The War Within", em que misturavam o metalcore com o thrash metal de uma forma exemplar. O seguinte "Threads Of Life" já desiludiu um pouco e "Retribution" foi de certo modo um regresso à forma, mas talvez com o cansaço do género. Com o aparecimento de várias bandas de qualidade duvidosa, o público já não esteve tão de olhos virados para a banda, isto em 2009.

E o que dizer do novo "Fire From The Sky"? É o álbum que recupera a genialidade de excelentes álbuns como os acima citados, "The Art Of Balance" e "The War Within", ou volta a desiludir com "Threads Of Life"? A resposta à pergunta de cima é um claro: Não! Quanto à segunda questão, a resposta é que embora no geral seja melhor do que "Threads Of Life", isto devido a bons temas como "The Unknown", "Blind Faith", "Lost Within" e a faixa título, há aqui outros momentos nada memoráveis, o que faz com que este álbum esteja abaixo do seu antecessor, "Retribution". Não é que este seja um mau álbum, mas a produção demasiado polida, que ficou a cargo de Adam Dutkiewicz (Killswitch Engage), tirou um bocado de agressividade ao som da banda.

O álbum é muito virado para as melodias vocais e respectivos refrões adocicados, que resultaram bem nalguns dos temas, mas noutros nem tanto, o que dá um ar algo formulático ao disco e tira um bocado de personalidade à banda, fazendo-a confundir-se com as centenas de bandas que fazem este tipo de som. O lado mais thrash e agressivo da banda perdeu-se um pouco, o que é pena e a sonoridade da banda está mais comercial do que nos seus tempos áureos. Diria mesmo que o som polido e esta fórmula verso agressivo/refrão melódico, resulta melhor quando praticada pela banda do produtor deste trabalho. Os Shadows Fall que venderam 300.000 cópias com o álbum "Threads Of Life", não eram isto mas sim uma banda com o seu estilo próprio e bastante mais pesada. Claro que é legitimo fazerem um som mais melódico e não quererem repetir o que já fizeram no passado, mas o resultado final deste disco não é 100% satisfatório, apesar de ter os seus bons momentos e se ouvir bem.

"Fire From The Sky" é um álbum a meio gás de uma banda talentosa capaz de melhor porque tem nas suas fileiras uma das melhores duplas de guitarristas do metalcore e também a ter em conta, seja de que sub-género do metal estejamos a falar, Jonathan Donais e Matthew Bachand. A secção rítmica também é muito sólida e vocalmente Brian Fair nos registos mais agrestes é extremamente competente, assim como Jonathan Donais não costuma comprometer nas partes mais cleans, mas neste álbum exagerou e há aqui refrões esquecíveis em demasia. E com refrões esquecíveis não há grandes álbuns... Esperamos que para a próxima corra melhor.


Nota: 7.4/10

Review por Mário Rodrigues