About Me

Clenched Fist - "The Gift Of Death" Review


O punho no ar sempre foi um cliché do Heavy Metal. Assim como os “Kings Of Metal” são um nome associado aos Manowar. Os Clenched Fist são uma mistura de ambos e de mais umas quantas coisas que ainda estamos para perceber o que é.

Não que estes brasileiros se tenham metido numa salganhada de elementos que é tão extensa ao ponto de enjoar. Nada disso, mas o contexto “Medieval  Land” que toma este registo é algo que por si só desperta algum interesse (não que este contexto seja novo no Heavy Metal, mas…).

Antes de mais, seria injusto dizer que tínhamos aqui Heavy puro, até porque isto cheira mais é a um Speed daquele bem característico à Agent Steel, e passa até pelos Coroner por vezes.

Pessoalmente, adoraria desenvolver mais isto, mas com um álbum que ao mesmo tempo que mistura umas poucas influências, mantém-se uniforme e homogéneo, a coisa torna-se difícil. Até porque estes canarinhos têm potencial para levar o Heavy sul-americano além fronteiras. Ora, até eu, que não gosto de Manowar, gosto disto tendo a consciência que este colectivo vai beber bastante a essa fonte nos seus refrões, que também merecem aplausos, junto com a composição que se revela bem desafiante e agradável, sempre leal ao espírito old-school.

Sem grandes rodeios, aqui há Heavy Metal diversificado, e que é recomendável a qualquer apreciador do género. Nada de transcendente, é certo, mas o potencial e o gosto pela coisa tornam “A Gift Of Death” um álbum que no geral, há de passar bem sem grandes complexos.

Nota: 7.1/10

Review por Diogo Marques