About Me

Nyx Aether - "Entering Into Rebirth" Review


Nyx Aether é o empreendimento e o projecto da cantora Mylene Van Den Weijer e Tom de Wit, que se juntaram para criar uma sonoridade bastante cativante. Caracterizar o som desta banda é algo interessante, pois ao mesmo tempo que se relaciona de grande forma com os holandeses Epica, tem uma aura bastante diferente, mais soturna e obscura.

A abrir em força este registo temos o tema mais longo do álbum, "Grand Transformation". É um tema forte e pujante com teclados e voz soturna, mas confortavelmente suave, riffs e solos bastante próximos do death metal o que acrescenta um certo contraste bem efectuado entre caos e suavidade. Depois deste avassalador início segue-se "Bittersweet Illusion" onde, tal como em "Consequence of Purity", a voz da cantora ganha nova dimensão e poder, adquirindo-se assim uma total percepção dos seus dotes vocais. Em "Fight Of Spirits", a banda volta em força depois de um lindo momento protagonizado apenas pelo piano e Mylene a solo em "Silence Of The Night".

É digno de nota todo o trabalho instrumental e, especialmente, orquestral que ficou a cargo de Tom de Wit e que se mostra como um elemento chave para criar a atmosfera envolvente que ouvimos em "Entering Into Rebirth". Com uma ambiência bem característica, os Nyx Aether estreiam-se, assim, no mundo da música pesada e marcam uma forte posição com este registo.

Desde a voz etereamente ausente, mas ainda assim, bem presente de Mylene aos detalhes instrumentais levados a cabo por Tom de Wit apresenta-se assim ao mundo uma "dream team" que tem possibilidade de vir a ganhar bastantes seguidores, pelos menos por agora certamente mais um.

Nota: 8.3/10

Review por Ruben Mineiro