About Me

Daemmerfarben - "Herbstpfad" Review


A pequena peça de introdução "Höststig" tem o dom de trazer imagens de um filme de western asiático, o que à primeira vista pode soar estranho, mas depois de se ouvir, percebe-se completamente. Com um início com este impacto, o que vem a seguir, a  "Im Spaätherbst" acaba por ser uma ligeira desilusão, uma espécie de black metal melódico e melancólico, com uma produção que não favorece - no que diz respeito à distorção das guitarras. Não que o som seja muito cru ou mau, apenas fica a sensação de que falta poder.

Inicialmente uma one man band, criada por Nostarion, os Daemmerfarben são hoje em dia uma banda com cinco elementos e este "Herbstpfad" é o seu terceiro álbum. O estilo pode chamar uma espécie de black metal pagão, com elementos folk e a puxar para o melancólico. Se a segunda faixa acabou por desiludir em comparação com a introdução, o mesmo não se pode dizer das seguintes. Depois de mais uma peça instrumental, "Vinterblekhten Över Fälktet", não tão boa como a primeira mas mesmo assim boa, as coisas começam mesmo a ficar mais interessantes, "Zu nächtlicher Stund", é poderosa o suficiente para causar uma boa impressão.

A fórmula de intercalar peças instrumentais com músicas propriamente ditas acaba por se revelar uma aposta vencedora, embora pudesse correr mal - só as instrumentais serem boas ou más. Acabam por trazer mais fluidez ao álbum, que de qualquer forma, é pequeno (meia hora apenas). E é o que acontece até ao final do trabalho, mais uma pequena faixa instrumental, "Löv i höststormen", mais uma música de black metal pagão e uma faixa acústica com voz feminina, "Vintervisa" que é uma das melhores do disco.

Para os apreciadores de black metal puro e duro, isto é capaz de soar aborrecido, mas para aqueles mais dentro dos meandros do folk ou do black metal mais experimental (que seja o caso, no entanto, esses fãs podem estar mais abertos a este tipo de proposta) este é um álbum e uma banda a descobrir, se houver paciência para passar por cima da estranheza habitual.

Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira