About Me

Fontanelle - "Vitamin F" Review



Por esta é que ninguém esperava. A Southern Lord, editora fundada por Greg Anderson dos SunO))), sempre habituou o mundo a negritudes negras do drone, funeral doom, música experimental no geral com um cariz obscuro. Eis que surgem os Fontanelle, dispostos a quebrar com todas as expectativas que um lançamento da Southern Lord acarreta.

"Vitamin F" é uma viagem progressiva pelo jazz de fusão instrumental, uma lufada de ar fresco para quem está habituado a ouvir coisas mais pesadas mas também pode tornar-se de difícil audição para quem não aprecia o estilo em causa. O ambiente que se tem é um pouco de banda sonora de filmes policiais dos anos setenta, que tanto pode agradar como irritar - aliás, este álbum funcionava perfeitamente como banda sonora de um qualquer filme experimental.

Rock, progressivo, jazz, funk e algum psicadelismo são as principais características que tenho dúvidas se agradarão ao comum dos consumidores da Southern Lord. Para aqueles que têm o espírito mais aberto (ou os horizontes), no entanto, cativará definitivamente. Não deixa de ser assinalável a coragem em algo tão diferente, mas também só mostra que o senhor Greg Anderson não se limita no que às apostas da sua editora diz respeito. Para aventureiros.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira