About Me

Reportagem: Moonspell e Bizarra Locomotiva @ TMN Ao Vivo, Lisboa 21/12/12


Os Moonspell e Bizarra Locomotiva juntaram-se mais uma vez, desta feita no evento organizado pela Rockline Tribe, na sala TMN ao vivo, tendo sido a ocasião aproveitada também para marcar o lançamento do livro comemorativo dos vinte anos dos Moonspell, evento que antecedeu o concerto e que esteve reservado a cinquenta fãs para assistir.


Os Bizarra Locomotiva entraram em palco poucos minutos depois das dez, quando ainda estavam muitas pessoas do lado de fora do espaço, mas encontrando já uma sala muito bem composta para receberem o maquinal grupo português que conta com uma experiência de palco bastante acentuada, e sendo muito bem recebidos pelo público. Apesar da falta de comunicação com o público, este este sempre muito receptivo e entrou completamente na onda - e seria contra natura haver uma relação com o público, já que isso desvirtuaria o conceito de frieza que a banda tão bem explora. As comparações com Rammstein são inevitáveis, mas os Bizarra já andam nisto há quase duas décadas e em palco são um animal de respeito.

 Normalmente costuma-se recomendar certos álbuns para ficar a conhecer uma banda específica, mas no caso dos Bizarra Locomotiva, o melhor é começar pelos concertos, já que a postura de palco e as músicas (que no fundo é o que interessa mesmo e o que fala mais alto) é marcante. Passando pelos clássicos tais como "Apêndices" e "Druidas" entre outros que já são indispensáveis na setlist da banda. A participação de Fernando Ribeiro também um dos momentos altos da banda, entrando para cantar em três músicas, as três finais, sendo elas "O Anjo Exilado", "Engodo" e o "Escaravelho". 


Se os Bizarra conquistaram o público, os Moonspell entraram com o mesmo na mão. É incrível o elo entre a banda e o seu público, principalmente o nacional. Começando com o destaque ao último álbum, "Alpha Noir", os Moonspell deram início ao seu último concerto deste ano com o público sempre ao seu lado. O sentimento de gratidão da banda, expresso pelo seu porta-voz, Fernando Ribeiro, pela casa cheia, ainda para mais nos tempos de crise que todos nós atravessamos, foi genuíno e sentido, acumulado ao facto de agradecerem o convite pela Rockline Tribe pela oportunidade de acabarem o ano, após uma tour na América do Sul, com um concerto para o seu público de eleição: os fãs nacionais.



Com algumas alterações de alinhamento em relação a essa mesma tour sul-americana, houve espaço para algumas surpresas tais como a inclusão de "Soulsick" e "The Butterfly Effect". "Ataegina" também foi uma excelente surpresa, que contagiou o público por completo. Para o encore ficaram reservadas três visitas ao álbum "Antidote" com a sequência "In And Above Men" e "From Lowering Skies", com o tema título a encerrar esta noite, que não foi a última do mundo e ainda bem, porque assim tem-se mais oportunidades para viver momentos como os da noite de 21 de Dezembro.


Texto por Fernando Ferreira
Fotografias por Carlos Ramalhete
Agradecimentos: Rockline Tribe