About Me

Aluk Todolo - "Occult Rock" Review



Se há álbuns difíceis de absorver, existem aqueles que mesmo depois de absorvidos... são difíceis. Quando se procura pela razão da dificuldade que este disco provoca no ouvinte talvez pelo simples facto de serem quase oitenta e cinco minutos (num duplo CD ou LP) de música instrumental. São oito faixas e a mais curta de duração tem exactamente oito minutos e trinta e cinco segundos. O início com "I" assusta, até parece que o disco está riscado. Uma barreira sonora distorcida que começa aos sete segundos e que vai crescendo, criando um efeito drone que dura até ao final dos seus dez minutos de duração. Sem paragem, rapidamente estamos na "II", que reduz na distorção, sendo o baixo bastante mais audível e importante que tudo o resto, ajudando a que o efeito psicadélico aumente ainda mais.

"III" é mais pacata, em termos sonoros, porque o tal efeito claustrofóbico continua lá, que também vai aumentando, mais uma vez, conforme a música se desenrola. "IV" é dissonante e desagradável, sendo indicada para tortura - no entanto, não estou com isto a dizer que é má. Apenas é difícil de aguentar a primeira metade. Conforme progride, torna-se hipnóticamente viciante. "V" começa a segunda parte do álbum (ou segundo CD, LP) com um feeling hipnótico e também pós-rock. Não muito acentuado, mas com reverb suficiente para nos fazer pensar no estilo. Ideal para uma banda sonora de uma cena de tensão de um filme de acção alternativo. Tal como nas anteriores, a "V" vai desembocar na "VI", a tal faixa mais pequena, que não muda muito em relação à anterior - e é neste ponto que o álbum começa a acusar algum cansaço.

A "VII" captura os sessentas e a sua esquisitice psicadélica de forma magistral durante mais dez minutos e a "VIII" encerra o disco, não com chave de ouro mas com o mesmo espírito hipnótico de que já conheciamos dos setenta e três minutos anteriores. É difícil destacar uma faixa, já que o álbum todo é uma grande faixa, com oito estados de espírito semelhantes, correndo desde o doom, o drone, o rock psicadélico e até o progressivo. É um monstro em oito partes, que a maior parte dos seres humanos não consegue ou nem sequer quer tentar enfrentar. Depois de ouvir isto, é fácil perceber porquê. No entanto, qualquer coisa que afaste os humanos, essa praga biblíca, é porque é algo que deve ter algum valor e deve ser acarinhado.

Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira