About Me

Natur - "Head of Death" Review



"Head of Death" é o longa-duração de estreia dos norte-americanos Natur, editado já em meados de 2012 pela Earache Records e não é um álbum que irá deixar marca.

A editora que ultimamente tem sido especialista em lançar trabalhos de bandas do revivalismo do heavy metal e do thrash (Evile, Cauldron, Bonded by Blood, White Wizzard, Gama Bomb), desta vez deu um tiro ao lado. Isto porque os Natur fizeram neste álbum é um conjunto de temas mediano, sem argumentos para fazer sombra aos nomes marcantes do heavy metal, nem sequer ficar lado a lado com as melhores bandas novas de heavy metal.

Qualquer banda nova que pratique um género já por demais saturado como o heavy metal old school, terá de ser uma grande compositora de temas e excelente interprete, porque no campo da originalidade já não há muito a fazer. No entanto os Natur fizeram aqui temas que não vão ficar na memória de quem as ouve, a banda ficará na memória de quem a ouviu mas é para não os voltar a escutar. Para ouvir heavy metal deste mais vale ir ouvir as bandas originais!

A voz então é o ponto mais fraco desta banda e destrói qualquer hipótese de podermos gostar deste álbum, é fraca e sem carisma  sendo por vezes sofrível de ouvir durante o álbum. A parte instrumental não é má de todo mas também não é nada de especial, há alguns riffs e melodias interessantes nestes temas mas na maior parte do tempo não fazem nada que cative. O que ainda salva alguns temas são algumas passagens mais rápidas em que a banda se aproxima do thrash, o que ainda dá um ligeiro entusiasmo de ouvir embora não sendo o suficiente.

Não se admirem se nunca ouviram falar dos Natur, porque não são nada que até ao momento seja digno de ser falado. A continuarem assim irão continuar a passar despercebidos mas até pode ser que façam melhor no próximo álbum. Aguardemos.

Nota: 5/10

Review por Mário Santos Rodrigues