About Me

Y&T - "Live At The Mystic" Review


Os Y&T (originalmente chamados de Yesterday & Today) são veteranos da música pesada, tendo começado a sua carreira em 1974 tendo acabado em 1991, tendo logo um ameaço de um regresso em 1995, e em 2001 regressando mesmo de vez e o fruto desse regresso é o álbum Facemelter de 2010. Este álbum ao vivo serve como comemoração do trigésimo aniversário do álbum "Earthshaker" de 81 - que tem aqui representatado seis das suas dez faixas ("Hungry For Rock", "Dirty Girl" - com direito a um solo inspirador e prolongado, "Squeeze", "Rescue Me", "Hurricane", "I Believe In You" - outra com direito a solo prolongado).

O alinhamento, composto por vinte e duas faixas (mais de duas horas de música em duplo cd), passa por quase toda a carreira, mas nestas ocasiões é sempre normal ficar algo de fora, ainda por cima numa carreira já longa. Além de ser uma boa forma de comemorar um álbum mítico da banda (o primeiro em que começaram a usar a designação Y&T em vez de Yesterday & Today), é uma excelente celebração de toda a carreira da banda e uma excelente introdução ao seu som para quem não os conhece. Com um pé no hard e outro no heavy, os Y&T conseguem ter um som forte, sem cair no AOR e mantendo um bom feeling hard rock, sem ter necessidade de recorrer às baladas como forma de sobrevivência - em vinte e duas faixas, temos apenas duas baladas.

Simplesmente hard rock, rock'n'roll, o que lhe quiserem chamar. A voz de Dave Meniketti não acusa o desgaste (o único membro fundador que ainda resiste na banda) nem a vitalidade da banda como um todo, que soam com tanta energia agora ao vivo como nos clássicos álbuns que lançaram décadas atrás. Para quem não os conhecia, este cartão de visita é perfeito, porque capta a banda no seu melhor, ao vivo com a energia em alta. Se hoje em dia os álbuns ao vivo são cada vez mais "plásticos", cada vez menos importantes na discografia das bandas, este é aquele que faz a excepção comprovar a regra. Vale a pena ter.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira