About Me

Ashes You Leave - "The Cure For Happiness" Review


Os Ashes you Leave não são propriamente novatos - a criação da banda remonta aos idos de 1995 - já com cinco álbuns às costas e lançando agora o seu sexto, este "The Cure For Happiness". Seis álbuns em quase vinte anos de carreira não parece muito, mas tendo em conta que se trata de uma banda croata, a situação muda um pouco de figura, considerando que quando a banda foi formada, o país estava devastado pela guerra. Apresentando uma vocalista nova (a quarta), na figura da italiana "Jade" Etro, os Ashes You Leave demonstram um doom metal com fortes influências góticas como que aquele que praticado por volta do final dos anos noventa.

As músicas têm dinâmica mas não conseguem retirar a nostalgia que nos surge como se estivessemos a ouvir uns After Forever sem recursos a orquestrações, apenas a um violino, ou então a uns nossos Aenima mais metal. Grande parte da responsabilidade desta nostalgia é muito da voz de "Jade", que tem aquela tonalidade clássica que nos faz lembrar uma série de vocalistas/bandas sem conseguirmos identificar nenhuma em particular. Apesar disso, a base é sem dúvida o doom metal, com direito a voz gutural em quase todas as faixas.

Apesar de ser genérico, não se pode deixar de valorizar o facto de ao sexto álbum continuarem pesados (mais do que nunca) e não abdicarem dos arranjos de violino e de arranjos extra de flauta e teclados onde fazem a diferença em faixas como "The Ever-Changing" e "Summers End". É um bom álbum de doom gótico, demasiado genérico para o seu próprio bem, mas pesado o suficiente ("Reality Sad", por exemplo, tem um certo ambiente maléfico que se torna adorável) para se manter perto da linha que separa um bom álbum de um álbum mediano. Para aqueles que gostam do género, como ele era feito no final do século passado, está aqui um bom trabalho para conhecer.
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira