About Me

Great White - "30 Years - Live From The Sunset Strip" Review


Trinta anos do grande tubarão branco. Uma banda que nunca conseguiu chegar à primeira divisão do hard rock em termos de sucesso mas sempre manteve uma dose considerável de respeito entre fãs e críticos. Em 2010, Jack Russel, o vocalista original teve que se ausentar por motivos de saúde, tendo sido substituído primeiro por Jani Lane dos Warrant e posteriormente por Terry Ilous. Em 2011, Russel acabou por formar a sua própria versão da banda, reactivando o nome Jack Russel's Great White (que tinha sido usado em 2002 com o acordo de Mark Kendall - fase ironicamente apelidada de Fake White um pouco mais tarde), o que motivo logo processos nos tribunais pelos direitos do uso do nome, processos esses que não foram ainda resolvidos.

Depois disso, a banda lançou o ano passado o álbum "Elation" com Terry Ilous, afastando quase definitivamente a possibilidade de Russel voltar à banda. Para comemorar os trinta anos de actividade, resolvem lançar este álbum ao vivo que funciona mais como um greatest hits do que propriamente como um espectáculo da tour de "Elation", já que não tem nenhuma faixa do álbum em questão. O que se tem aqui é  um revisitar pelas faixas clássicas, com a voz de Ilous, um ponto de divisão entre os fãs, entre aqueles que o aceitam e outros que ainda não se conformaram pela saída de Russel - como acontece sempre em grandes bandas e com frontmen marcantes. Não é aqui que ambas as partes vão ficar satisfeitas.

Se a voz de Ilous agrada, de certeza que a produção algo abafada e sem brilho vai fazer torcer o nariz, mas para quem não gostar da interpretação do novo vocalista (que, como disse antes de "Face The Day", tinha apenas cinco anos quando a banda se formou), este álbum pode ser um pouco difícil de engolir. Apesar de tudo isto, há uma coisa que supera todas estas questões ou que pelo menos as torna pequenas: Mark Kendall, que dá um espectáculo por si só, com uma grande performance onde "Can't Shake It" é o ponto alto, sem sombra de dúvidas.

Não é o álbum de comemoração de trinta anos que se imaginava, sendo bem modesto para o efeito (acho que o mínimo que se pedia era um duplo cd já que os clássicos são mais que muitos) seja no conteúdo, seja na forma, deixando a desejar em várias vertentes, ficando a ideia de que não se aproveitou a ocasião para trazer algo de realmente extraordinário, ou pelo menos algo que tanto fosse uma prenda para os fãs, como para angariar novos. Se até é uma prenda para os fãs, aqui não é a melhor forma de iniciação pelos caminhos do grande tubarão branco.
 
Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira