About Me

Helloween - "Straight Out of Hell" Review


Saídos directamente do Inferno e trazidos para Portugal pela mão da Sony Music, os veteranos Helloween estão de regresso em 2013 com o seu 14º álbum de estúdio, "Straight Out of Hell", que mantém a mesma sonoridade, mais pesada e agressiva, do seu lançamento prévio "7 Sinners", mas que ao mesmo tempo transita da tendência lírica e dos detalhes mais dark presentes no álbum anterior, para um tom mais leve e desinibido, voltando-se a inserir no tipo de som que os fãs estão acostumados a ouvir da banda. A banda regressa também com o mesmo line-up que tem desde 2005, com Andi Deris (ex-Pink Cream 69) na voz, Michael Weikath e Sascha Gerstner (ex-Freedom Call) nas guitarras, Markus Grosskopf no baixo e Daniel Löble na bateria.

A primeira música do álbum, "Nabataea", conta a história da queda do Reino Nabateu durante a expansão do Império Romano sob a liderança de Marco Trajano e começa com um hook na escala arábica que se transforma num riff intenso e cheio de power. Esta é uma música que fica no ouvido e em que em se sobressai a capacidade técnica e a originalidade da banda. É de realçar que, para além dos típicos riffs catchy, as letras têm uma grande qualidade na escrita e na métrica, a destacar em músicas como a "World of War", a "Far From the Stars", a "Waiting for the Thunder" ou a "Church Breaks Down" que, aliadas à composição instrumental bem trabalhada e à experiência e alcance vocais de Andi Deris, são obra-primas que mostram que a banda continua em forma. Não se pode deixar de mencionar também a música que dá nome ao álbum: "Straight Out of Hell" é uma música a fazer lembrar mais Helloween old-school, soando ao típico power metal directo e sem barreiras, rejuvenescendo o seu tom mais alegre, com um chorus que nos dá vontade de cantar a acompanhar. A música que a sucede, "Wanna Be God", serve bem como introdução ao tema que dá o nome ao álbum, mas fica a sensação algo decepcionante que ela poderia ter sido muito mais se tivessem pegado no seu conceito e construido um tema completo à sua volta. Na música "Asshole" reside o maior (e possivelmente único) ponto negativo a apontar no álbum. A letra cheesy em particular é um grande turn-off e era perfeitamente dispensável numa edição que permanece, todavia, excelente.

"Straight Out of Hell" é um grande LP que, embora até possa vir a decepcionar inicialmente quem estava à espera de um trabalho na mesma veia do "7 Sinners", se apresenta como que uma reaproximação às suas raízes, com a qualidade à qual os aclamados pais do power metal já nos habituaram. É uma obra indispensável a todos os fãs de Helloween e digno de estar na colecção de qualquer fã do género. Com este lançamento e uma lista cheia de concertos até meados do Verão de 2013, a banda continua a mostrar que, apesar dos seus mais de 30 anos de existência, ainda cá está para as curvas e recusa-se a perder o fôlego.

Nota: 8.3/10

Review por Tiago Leonel Ferreira