About Me

Hypocrisy - "End Of Disclosure" Review


Finalmente um novo álbum dos Hypocrisy, depois de quatro anos a aguardar. Com a tendência para ficar esquecido nos últimos anos, em detrimento do projecto bem sucedido comercialmente, os Pain - que por vezes fica a dúvida em qual Tägtgren investe mais - finalmente uma das bandas mais clássicas do death metal sueco dá sinais de vida. "End Of Disclosure" começa com a faixa título e com o típico andamento das faixas midtempo dos Hypocrisy, que continua eficaz. Um cheirinho do passado surge no entanto com a "Tales Of Thy Spineless", um piscar de olho aos tempos de "Osculum Obscenum" ou até mesmo do "Penetralia". Uma grande malha.

Acaba por ser um raro caso em que a publicidade por parte de uma editora na promoção do seu produto é verdadeira, quando afirmam que o álbum se trata de um (quase) regresso às raízes. Realmente é o que se trata, alternando os temas mais típicos da fase pós "Abducted", como "The Eye" e a "44 Double Zero", os mais brutais como a "When Death Calls", ou até mesmo nos casos em que evocam os dois estilos no mesmo como na brutal "United We Fall" ou na evocativa "Soldier Of Fortune".

Quarenta e três minutos acabam por soar bem a pouco para a fome que havia de Hypocrisy e a expectativa de ficar mais quatro anos em jejum acaba até por quase parar a digestão desde "End Of Disclosure" mas não há razões para pânicos ou para se deixar levar por ansiedades desnecessárias. Este álbum tem qualidade suficiente para que quando chegar ao fim se possa colocar novamente a tocar. Sem fartar, sem enjoar, simplesmente estourar com as colunas com uma das bandas mais clássicas que o death metal sueco tem para oferecer. Um regresso essencial para todos os fãs do género e da banda - sobretudo para aqueles que tinham perdido a fé nela.

 
Nota: 8.7/10

Review por Fernando Ferreira