About Me

AstorVoltaires - "Black Tombs For Dead Songs" Review


Segundo álbum do que se pode considerar da carreira a solo de Juan Escobar, ex-vocalista dos Chilenos Mar de Grises. Carreira a solo, porque apesar da designação AstorVoltaires, que dá ideia de ser uma banda, na verdade é uma one man band onde Escobar toca todos os instrumentos e canta. Considerando que se trata de doom metal, há que ficar minimamente impressionado. Mais impressionado se fica pela qualidade dos temas que alternam entre o doom mais convencional, com uma costela gótica ("Como Un Desierto") e o metal mais experimental ("Nexo Estelar").

Por estranho que pareça, as letras em castelhano resultam muito bem e nas faixas mais calmas, "Aroma A Ti" e na "Solo Un Sueño", acabam por ganhar uma força inesperada, muito graças também à interpretação (aquelas vozes na "Aroma A Ti" arrepiam). Todo o álbum é um passeio por várias facetas da melancolia nas sonoridades pesadas, um passeio que apesar de gerar vários momentos díspares entre si, resultam muito bem como um todo - assim faixas mais pesadas como "Tummasilmäinen" e "Del Tiempo Irracional" encaixam perfeitamente com as mais melódicas, como a "Donde Nada Existia" ou "An Orphan Heartless".

"Black Tombs For Dead Songs" é um álbum surpreendente, que poderá passar um pouco ao lado do resto do mundo (e que cuja publicidade forte que poderá ser usada é mesmo a ligação aos Mar de Grises) e tal não deixa de ser de lamentar, porque quem o tiver a sorte de o apanhar, terá garantidas muitas horas de diversão melancólica, que necessitará de alguma habituação por todas as diversas nuances já referidas atrás mas que será um trabalho recompensatório. Obrigatório conhecer.

 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira