About Me

Lisbon Dark Fest - Pequeno rescaldo de um festival polémico


Após muita controvérsia em torno do Lisbon Dark Fest, o evento realizou-se, mas com um cartaz desfalcado em relação ao suposto alinhamento final. Recordemos os cancelamentos de última hora dos germânicos Haggard e Finsterforst, assim como os dos também alemães Crematory há cerca de uma semana e Holocausto Canibal há mais de um mês. O concerto dos headliners, os Therion, também correu o risco de não se realizar até ao último momento, mas a Fábrica da Música, promotora do festival, acabou por cumprir com o contratualizado com a banda sueca, e o concerto realizou-se. Além dos Therion, actuaram os nacionais Ava Inferi, My Enchantment e Secrecy, e os espanhóis Tears of Martyr.

O polémico festival envolveu muito falatório e acusações por parte do público e bandas envolvidas, e até foi criada uma página de facebook, intitulada Lisbon Dark Fraud, onde toda a gente podia comentar o Lisbon Dark Fest e os problemas da sua organização. Essa página pode ser vista nesta ligação.

Os anteriormente mencionados Haggard, chegaram mesmo a fazer um vídeo a falar do festival, acusando a promotora de falsas promessas e revelaram que ficaram a saber do cancelamento da sua actuação para o festival, através do facebook. O vídeo pode ser visualizado aqui.

Os supra-citados Crematory e Finsterforst também emitiram comunicados acerca dos seus cancelamentos para o festival e os problemas que tiveram com a promotora. Os comunicados poderão ser lidos aqui e aqui, respectivamente.

A Fábrica da Música manteve-se, até ao momento, em silêncio sobre todas estas acusações por parte de bandas e fãs. 

MSR