About Me

Tsjuder - "Desert Northern Hell" Review


Os Tsjuder são daqueles casos em que se tornam de culto mesmo pouco tempo depois da sua primeira aparição. É o que acontece com este "Desert Northern Hell", terceiro álbum lançado em 2004, apenas quatro anos depois do primeiro trabalho. Desde cedo ficou marcado com o trabalho definitivo da banda, que acabou dois anos depois, tendo voltado em 2010 e lançado o tão aguardado quarto álbum, não conseguindo, no entanto, fazer esquecer este "Desert Northern Hell", embora tenha sido esse regresso que motivou a Season Of Mist a relançá-lo, devido ao reacender da procura pelo álbum.

Black metal sem contemplações, frio e bruto, aqui tem-se black metal, seguindo todas as regras e conseguindo algo mais, um espírito que se torna difícil de copiar ou de repetir, o espírito único de um clássico. Lembrando Mayhem, Immortal, Emperor, com uma simplicidade complexa o suficiente para se ficar agarrado durante toda a sua duração, conseguindo conciliar temas mais longos como "Ghoul", "Mouth Of Madness" ou a épica de onze minutos, "Morbid Lust",  com outros mais directos como "Helvete ou até a cover do clássico dos Bathory, "Sacrifice". É um álbum que apesar da sua brutalidade, não dispensa a melodia macabra, que acaba por ser também uma das razões do sucesso do black metal escandinavo.

Junto ao álbum temos o bónus de três músicas ao vivo, com um som sofrível, onde a voz de Nag, a anunciar a primeira, "Primeval Fear" (do álbum "Demonic Possession"), parece a do Sméagol a chorar pelo seu precioso. Ainda temos a "Daemons Journey"  (das demos "Div Gammelt Stasj" e "Possessed" de 1996), a "Beyond The Grave" (do primeiro álbum "Kill For Satan") e a "The Gate Of Nanna",  um original dos Beherit do clássico "Drawing Down The Moon". Apesar da voz à la Gollum e do som pobre, as faixas até acabam por ter o ambiente adequado. Comparações parvas à parte, nem seria necessário faixas bónus para valorizar esta reedição, porque quem não tem este álbum e gosta de black metal, está em falta de uma forma gritante. Agora não há mais desculpas, é adquirir. JÁ!


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira