About Me

Behexen - "Rituale Satanum" Review


O black metal finlandês é um terreno rico, é certo. Mas é também uma espécie de gosto adquirido, tal a pureza da chama que arde no coração dos principais representantes e porta estandartes do estilo. Horna, Satanic Warmaster, Sargeist e Behexen procuram incessantemente, blasfémia atrás de blasfémia, aperfeiçoar a forma de idolatrar as forças negras que os orientam. Musicalmente a inspiração e influência do panteão norueguês é natural e torna-se escusado mencionar nomes, no entanto, no caso dos Behexen, mais concretamente neste seu primeiro registo “Rituale Satanum”, mais uma vez relembrado, agora pela Debemur Morti, o impacto dos primeiros registos dos Gorgoroth é intenso.

Cuspido em meados do ano 2000, “Rituale Satanum”, primeiro registo dos Behexen, é ainda hoje considerado um clássico recente e talvez a derradeira obra do black metal finlandês. Os riffs simples e poderosíssimos falam tão alto, capazes causar calafrios aos devotos seguidores das melodias mais obscuras, os gritos estridentes de Hoath Torog remetem-nos imediatamente para de Pest na fase “Pentagram” e a secção rítmica é extremamente bem executada. Pormenores técnicos a elevar a experiência não são algo que possamos esperar da maior parte das bandas de black metal primitivo. Mas o que realmente os destaca dos demais são as composições ricas, variadas e inteligentes que perfazem esta obra. Desde o ódio de “Christ Forever Die” e “Towards the Father” ao compasso carregado de groove de “Baphomet’s Call…” tudo soa dinâmico e inspirado.

Actualmente os Behexen continuam relevantes e fiéis ao estilo apesar de alguma evolução nas técnicas utilizadas. Aliás, “By The Blessing of Satan” é um monstro ainda mais aterrador que este “Rituale Satanum”, mas não tão memorável talvez. O prazer de revisitar este clássico foi todo nosso e espero que aproveitem para fazer o mesmo. Obrigatório.

Nota: 9.2/10

Review por David Sá Silva