About Me

Tainted Nation - "F.E.A.R." Review


Os Tainted Nation são uma banda oriunda do Reino Unido e tocam rock moderno. Sim, ainda se faz hard rock no país da nossa (deles) majestade. Quando falamos de rock moderno, é importante visualizar não confundir-se com algo que tenha surgido na altura do boom do nu-metal, onde o rock era sinónimo de guitarras afinadas uns tons abaixo, um rapper a... "declamar" por cima e músicas que depressa enjoavam. Nada mais longe daquilo que temos daqui.  Guitarras poderosas, próximas de hard rock - apresentando algum virtuosismo também - uma voz melódica e produção bem moderna, não deixando de transparecer um certo feeling orgânico.

Não há nenhum momento que se considere como extraordinário, mas estas doze músicas formam um bom álbum, equilibrado, e que sem dúvida faz com que Tainted Nation seja uma banda a acompanhar no futuro. E esta qualidade não surge por acaso, já que tem na sua formação músicos experientes, desde os membros fundadores, o baterista Pete Newdeck (baterista dos Eden's Curse), guitarrista Ian Nash (dos Lionheart), até ao baterista Mark Cross (dos Firewind), juntando Pontus Egberg, baixista da banda sueca The Poodles. E não, a banda não é instrumental com dois bateristas. A voz fica a cargo de Newdeck que tem uma voz que acenta com uma luva, uma mistura de Jeff Scott Soto com Ozzy Osbourne. Perfeito.

Desde a antémica "Dare You" que abre o álbum e que se torna viciante imediatamente, passando pela "You Still Hang Around" que tem um refrão que é um prodígio na maneira como se cola à cabeça (no seu interior) e terminando na potente, que tem uma entrada tipicamente power metal vitaminado, com a bateria a assumir grande destaque, "F.E.A.R." é um álbum que surpreende pela forma como funde o que é moderno (nomeadamente em termos tecnológicos, na produção) com a capacidade que havia no passado de fazer músicas de rock / hard rock, que marcam e empolgam. Essa junção entre o que melhor se tem agora com o melhor que se tinha vinte ou trinta anos atrás é a grande arma deste álbum, urgente descobrir para todos os amantes de rock/hard rock tanto melódico como poderoso.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira