About Me

Dante - "November Red" Review


Assumidos como uma das esperanças do metal progressivo germânico, os Dante chegam ao terceiro álbum e depois de uma hora, não é descabido que sejam assim considerados, sendo que por esta altura já começam a deixar de ser uma esperança e a começar a ser uma confirmação, pelo menos em termos da qualidade musical aqui evidenciada neste "November Red". Com "Birds Of Passage", um épico de dez minutos, a dar início ao álbum, desde logo se fica impressionado com o poder com que os alemães empregam nas suas composições. O metal progressivo muitas vezes deixa para trás o poder das guitarras, mas neste caso, elas estão bem presentes na mistura.

A voz de Alexander Göhs é sóbria o suficiente para fazer esquecer todas as propostas típicas do estilo e todos os seus defeitos. Uma voz forte que faz com que esta proposta se torne refrescante mas o grande trunfo é mesmo o trabalho de teclas que tanto trabalha nas atmosferas como também nos dá grandes solos, chegando quase a eclipsar o trabalho das guitarras neste departamento.

Um sentido melódico que impressiona pelo seu equilíbrio entre a técnica e a capacidade de escreverem grandes canções, onde uma balada como "Beautifully Broken" convive muito bem lado a lado com o épico tema título, que encerra o álbum. É um álbum recomendado a todos os amantes do metal progressivo e que deverá sem dúvida elevar esta banda a patamar superior aquele onde estão actualmente. Uma hora que passa rapidamente e que depois findada, quer-se repetir o quanto antes. Uma grande aposta da Massacre.
 
Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira