About Me

Lifeless - "Godconstruct" Review


Quem ouvisse os Lifeless pela primeira vez poderia jurar que se tratava de uma banda clássica de death metal alemão que existia desde o final dos anos oitenta, gravou uma demo, esteve hibernada e só foi despertada pela compilação "Swedish Death Metal", tendo agora lançado um álbum de originais. Esta conjectura levada a cabo por aquilo que o tema título nos transmite não pode estar mais longe da verdade já que os Lifeless não são suecos e sim alemães, lançando com "Godconstruct" o seu segundo álbum de originais, cinco anos após o primeiro.

Quando se fala de death metal clássico e sueco, pensa-se logo em Dismember e Entombed (entre outras entidades) e um certo som, com características específicas, contidas num certo espaço temporal. Este trabalho consegue transmitir essas mesmas características mas com um som ainda mais poderoso do que aquele que os álbuns no início dos anos noventa nos trouxeram. É impossível que um fã de death metal sueco fique indiferente a faixas como "Blood For The Gods" ou "Seething With Rage", seja pelos riffs seja pela voz, seja pelos solos - tudo coisas que não são um portento no aspecto técnico mas que têm sempre um feeling especial. 

Poderão acusar "Godsconstruct" como cinquenta minutos que não trazem nada de novo, nada que não tenha sido feito antes por nomes clássicos, que em 2013 é um trabalho irrelevante perante a herança de tudo o que foi deixado pelos deuses do estilo e de certa forma, não há como negar a veracidade dessas afirmações. Mas mesmo assim, é death metal sueco (mesmo sendo alemão) e tem dinâmica suficiente para que mantenham o fã de death metal entretido por quase uma hora. Melhor, faz com que o fã de death metal queira voltar a ouvir, mesmo que não tenha ficado com nenhuma música específica na memória, mas soa-lhe bem. Sabe-lhe bem. É o que basta.
 

Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira