About Me

Ocram - "Praeludium" Review


Oriundo do nosso país vizinho, mais concretamente de Málaga, Andaluzia, Ocram  é uma one-man band onde ele (Ocram) é responsável por tudo o que se ouve. As hostes da sua discografia são abertas com este EP, que após minuto e meio de intro claustrofóbica descamba naquilo que é o seu propósito, black metal frio e cru, mais próximo das raízes escandinavas do que propriamente daquilo que é a tradição do sul da Europa.

A produção surpreende pela sua potência. Crua, mas ao mesmo tempo perceptível, com todos os instrumentos a brilhar de igual forma, apenas com o detalhe da voz a estar talvez um pouco à frente na mistura, mas tal também não é estranho ao estilo. De salientar ainda a qualidade do som da bateria, tendo em conta que é programada, mas tal não se nota, nem em termos do som, nem em termos da sua performance.

Oscilando entre os assaltos de violência e entre os momentos mais compassados - "My Last Prey" é um bom exemplo porque contem os dois" -  estes vinte e cinco minutos acabam por passar relativamente rápido, deixando uma boa impressão para o futuro para o grupo espanhol. Destaque ainda para a última faixa, uma cover dos Marduk, "Opus Nocturne", que revelam que a melodia é bem vinda à sua música. No geral é um EP que vale a pena conhecer, estando apenas disponível por enquanto através da banda directamente.
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira