About Me

Volture - "On The Edge" Review


Os norte-americanos parecem estar todos a despertar para o heavy metal tradicional, o que pode ser indicador de uma de duas coisas: ou realmente há mais bandas a apostar no heavy metal, ou existem mais editoras que estão atentas ao estilo e procuram lançamentos do género. Seja como for, "On The Edge" é o álbum de estreia dos Volture, depois de um EP muito bem recebido pela crítica. A produção é crua, parecendo que o álbum saiu da década de oitenta, o que faz com que a identificação com esse período visto como de ouro para muitos, e que seja apreciado tanto por aqueles que viveram esses anos como por outros mais novos que gostariam de ter vivido cerca de vinte anos atrás.

É um heavy metal poderoso que, como uma cerveja bem gelada, escorrega mesmo bem numa destas tardes de calor que se fizeram sentir (e ainda fazem) neste verão. As influências do costume (desde Iron Maiden, até Judas Priest, passando pelos Saxon) estão presente mas não se trata de uma cópia, havendo bastante espaço para a própria identidade. Apesar de não existirem riffs que marquem o ouvinte à primeira, os mesmos acabam por ter aquele feeling de déjà vú que faz com a familiaridade se instale de uma forma positiva - "On The Edge" faz lembrar Diamond Head com uma overdose de vitaminas. De assinalar também o trabalho da guitarra solo, que talvez beneficiasse com uma melhor produção/som mas que mesmo assim se torna viciante.

A voz de Jack Bauer (não é brincadeira, o nome é mesmo este) encaixa como uma luva, já que é sóbria e poderosa o bastante para deixar uma boa impressão. No fundo, é essa a impressão geral que deixam, som boa onda, um pouco retro é certo, mas mesmo assim, honesto o suficiente para se sentir que o pessoal aqui está a fazer as coisas por amor à camisola e não por ser moda olhar para trás. Para quem quer saber o que é heavy metal e não quer ouvir os clássicos, pode começar por aqui. Poderão não ficar maravilhados, mas pelos menos ficam com uma boa ideia da coisa.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira