About Me

Cold Cell - "Generation Abomination" Review


Álbum de estreia dos Cold Cell, oriundos da Suíça, que nos trazem um black metal pouco ortodoxo, mais apoiado nos ambientes que tenta criar do que propriamente em blastbeats e tremolo picking (embora os haja também mas moderados com um certo espírito doom que faz com que o ouvinte sinta isso como uma estranha forma de embalá-lo rumo à sua viagem). A primeira música do álbum é perfeita para ilustrar este ponto de vista, tendo de tudo um pouco mas cujo ponto mais eficaz é a forma como encanta e hipnotiza ao ouvinte.

É um pouco acente nesse ponto que o álbum se movimenta. Basta ouvir a "Next Stop: Disillusion Centre" ou o tema título: mid tempo acompanhado de guitarras que ora apostam nalgumas dissonâncias, ora passam para os ritmos e leads mais usuais no género. Esta dualidade poderá não agradar totalmente ao seu público alvo, mas pode angariar outros, principalmente pela sua vertente mais contemplativa e até progressiva, tornando-se num álbum para ir descobrindo aos poucos, intenso e longo (mais de uma hora de música). A progressão que existe nas faixas, quase todas acima dos cinco minutos, é assinalável e existem uma série de paisagens sonoras a visitar, todas com o mesmo elemento em comum: a escuridão.

Uma dinâmica, mesmo assim, assinalável, onde faixas como "Desert Of Thoughts" (praticamente instrumental) e "Neon Fade-Out" desempenham um importante papel, com esta última com um feeling mais metal e até rock (com direito a solo de teclado), contrastando com o ambiente geral do álbum mas mesmo assim, adequando-se de uma forma desconcertante. É um álbum e uma banda a descobrir e acompanhar. Não é imediato mas também não é, definitivamente, descartável. Essencial, para quem gosta de desafios.

 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira