About Me

Demonical - "Darkness Unbound" Review


O death metal sueco nunca deixou de deitar cá para fora petardos ao longo destes anos, mas é inegável que o interesse que há hoje em dia pelo típico som de Estocolmo é cada vez maior, o que faz com que este quarto álbum dos Demonical encontre agora uma maior recepção do que no passado. Não há grandes complicações aqui, apenas o bom e velho death metal, com alguma melodia nos riffs, voz ríspida e profunda e som poderoso. Agora que os Dismember findaram, mais se justifica um trabalho como este "Darkness Unbound", já que a extinta banda sempre foi uma grande referência.

Essa referência continua bem presente. Aliás, depois da pequena intro na forma da faixa título, "The Order" abre um sorriso de orelha a orelha dos fãs saudosos de Dismember, assim como as duas faixas seguintes, "An Endless Celebration" e "Contempt And Conquest" até a "King Of All", em que tiram o pé do acelerador e usam um ameaçador mid-tempo que resulta na perfeição e a acrescentar ainda mais dinâmica ao álbum, sem desvirtuar o facto de se tratar de um álbum de death metal. Com isto resumindo o facto de que não se esperem revolulções ou algo de extraordinariamente diferente. Tal como o último álbum dos Bodyfarm, esse pormenor não impede que se tenha aqui um grande álbum de death metal, bruto e melódico.

É um piscar de olhos a um passado tido por muitos como saudoso mas ao mesmo tempo, bem inserido no seu tempo, com a produção a conseguir ser moderna e poderosa mas simultaneamente a ter aquele sabor analógico de álbuns como "Left Hand Path" ou "Death Metal". Os fãs de death metal sueco delirarão com isto e com razão. Na edição extra digipack tem-se direito a duas faixas bónus: a cover dos Kreator "World Beyond" e a regravação de "Burned Alive"
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira