About Me

Vallendusk - "Black Clouds Gathering" Review


É irrefutável que a música consegue transmitir facilmente ao ser humano uma variedade de sentimentos e disposições que o removem do seu quotidiano e o mergulham em pensamentos ou em qualquer outro recanto da sua mente. Mesmo se delimitar-mos isto ao sub-subgénero que é o black metal atmosférico esta afirmação continua a ser verdade: veja-se só a miríade de emoções que bandas como Negura Bunget, Omega Centauri, Drudkh ou até os recentes Progenie Terrestre Pura causam nos seus ouvintes.

Os Vallendusk vêm da Indonésia e apresentam-nos neste seu primeiro álbum o tipo de som explicado no parágrafo acima. E entenda-se que não é daquele tipo de bandas que têm longos momentos de passagens ambientais compostas por teclados ou reproduções de sons de qualquer tipo de meio intercalados com momentos de black metal para justificarem que têm um lado espiritual muito grande ou que fazem black metal de uma forma muito alternativa. Vallendusk é uma banda que sabe o que faz, e o que nos oferecem, para além de um disco de estreia com uma produção bastante polida, são 7 temas profusamente imersivos que, apesar de cada um estar na casa dos 8 minutos e meio/ 9 minutos, transportam imediatamente o ouvinte e a noção de tempo perde-se logo. As partes acústicas desenvolvem naturalmente para o corpo de riffs mais frenético e poderoso e a banda tem a tendência para puxar para as notas mais agudas das guitarras quando pretende elevar a intensidade, mas tudo isto flui muito bem do princípio ao fim do álbum.

A estreia dos Vallendusk é um disco verdadeiramente bem conseguido que pretende evocar as selvas escondidas e os vales misteriosos das profundezas da Indonésia. Uma banda que merece ser descoberta.

Nota: 8.4/10 

Review por Tiago Neves