About Me

Stellar Master Elite - "II: Desctructive Interference Generator" Review


Duo de black metal alemão experimental que chega ao segundo álbum, dois anos depois da estreia. Com uma intro, "Prodigium", um pouco longa demais, "Thoughtcrimes/Villain/Slave" apresenta-nos um black metal reminiscente dos tempos de "Rebel Extravaganza" dos Satyricon, misturando um pouco com o groove dos trabalhos mais recentes. "Beyond Light" acrescenta um pouco de atmosfera que parece que é está um pouco à parte da música, num ritmo mais lento o que torna a música demasiado letárgica para o seu próprio bem.

Além da ligação aos Satyricon, também existe a aproximação aos Thorns, como se os Stellar Master Elite (nome que também é partilhado com uma música dos Thorns) fossem uma versão mais orgânica do projecto norgueguês. A questão é que as referências e supostas influências do duo são bem mais interessantes do que a música aqui apresentada, ambiciosa no papel mas aborrecida quando posta em prática. O ambiente que se tenta criar simplesmente não resulta e faixas como "Pattern Of Perception" e "Destructive Interference Generator", que potencialmente até poderiam ser boas músicas, com melodias interessantes, acabam por colapsar nos diferentes elementos que tentam conjugar entre si, sem sucesso.

"Prison Planet" e "The Mobius Strip" são talvez as duas faixas mais bem conseguidas, onde, na primeira, a melodia se instala na cabeça, não querendo sair mais e na segunda, há um ritmo abrasivo que se torna hipnótico e viciante. No entanto depois temos coisas como "Empty Shells Of Being", que é uma espécie de disco sound/blackmetal/psicadélico que é irritante até dizer chega. Para aqueles que gostam de black metal experimental e industrial, poderão encher-se de coragem e ouvir isto. Os outros, não vale a pena o esforço.

Nota: 5.5/10

Review por Fernando Ferreira