About Me

Gandreid - "Nordens Skalder" Review


Álbum de estreia de mais um projecto de black metal norueguês que junta novamente Dáublódir (ex-Skygge, Doedsstraff e Blodstaur) e Ildsint (Svadilfare e também dos Doedsstraff e Blodstaur), sendo que o primeiro fica a cargo da voz, letras e pelo que é dado a entender, programação de bateria - que até está competente. Ildsint ficou a cargo das guitarras, baixo, coros, sintetizadores, composição e produção. Movendo-se no black metal mais cru e com algumas influências de folk, "Nordens Skalder" é interessante considerando de um ponto de vista underground.

Isto querendo dizer que black metal com tendências folk já é coisa que não surpreende e que só fica na memória se a qualidade for mesmo excepcional - qualidade sonora e qualidade de composição - o que não é, de todo, o que se tem aqui. Há certas piscadelas de olho ao passado do estilo, aquele chamado de trve black metal através de temas como "Svart Flamme" , "Haerfang" ou "Voyage Towards Redemption", que são interessantes mas não conseguem surpreender, nem serem memoráveis.

É um álbum que se ouve bem uma primeira vez mas que não deixa muitos motivos para voltar a pegar nele. Bom para ser lançado em cassete, CDr limitado a duzentas e cinquenta cópias, mas de resto, não se pode dizer que este álbum seja a salvação de um estilo que já se encontra bastante sobrepovoado de projectos mornos como este. É a sua principal característica, ser morno. Não basta ser norueguês para reclamar a si a qualidade genial de fazer boa música. E aqui tem-se algo ao nível dos outros projectos do duo, nada mais que isso. Tal como nos filmes, existem filmes que saem directamente para o circuito de DVD, sem passar pelas salas de cinema. Este é mais um trabalho exclusivamente para o circuito underground, que não tem qualidade para passar para o nível acima. Não é bom, nem mau, é como é.


Nota: 5/10

Review por Fernando Ferreira