About Me

Patrons Of The Rotting Gate - "The Rose Coil" Review


Nem o facto de ser black metal da Irlanda do Norte justifica este nome, Patrons Of The Rotting Gate, mas considerando a potência da proposta que inaugura a discografia desta one-man-band, o nome até poderia ser Minhotos Marotos que seriam prontamente perdoados. Com uma breve intro na pele de "Tři Tváře" a preparar terreno, nada poderia preparar o ouvinte para a bomba que é "Tři Závěti", uma explosão de black metal que tem o dom de misturar lá pelo meio uns riffs matemáticos à la Meshuggah, um sentido de epicidade há muito desaparecido de bandas como Opeth e Deathspell Omega. Volta-se a confirmar a informação disponível sobre o projecto e confirma-se, é mesmo tudo tocado por Andrew Millar. "Wow" é o que surge na mente como uma reacção. Simplesmente "Wow".

"Carnassial" é a música que se segue sem deixar praticamente respirar, fazendo ainda mais um uso aprofundado dos ritmos matemáticos e isto tudo em crescendo de intensidade, sendo uma verdadeira viagem pelo lado mais negro e claustrofóbico da música. Algures a meio da música, há tanta a acontecer, e tão alto, que parece que a cabeça do ouvinte vai explodir. Mais do que o poder individual de cada faixa, o que impressiona é a forma como as faixas fluem todas no mesmo sentido mesmo quando são significativamente diferentes, como é o caso da "Secrets In The Soil", que cria um impressionante ambiente tribal e melodias introspectiva; ou da "His Crimson Paiting" apenas movida a piano ou ainda a "...Of All Eyes", também instrumental que fecha o álbum.

Black metal pouco usual, de tendências progressivas que revela ao mundo mais um grande talento - Millar referiu que tem material suficiente para dois álbuns. Se forem metado do que "The Rose Coil" é, descobriu-se aqui a galinha dos olhos de ouro. A edição especial trás duas faixas bónus, duas covers. A primeira é a "The Battle Of Chamdo", uma escolha estranha, já que é o original foi lançado apenas uns meses atrás, no álbum "Colored Sands", e não se pode dizer que os Gorguts operem estilisticamente no mesmo género, mas a versão do tema instrumental ficou pujante. O outro tema bónus, é mais uma cover, desta feita mais obscura, "Caress Of Vines" dos Orgone, uma banda de death metal técnico.

Um surpreendente álbum, que poderá passar despercebido de muito boa gente o ano passado. Se a qualidade se manter nos futuros lançamentos, é impossível que continuar assim.

 
Nota: 8.6/10

Review por Fernando Ferreira