About Me

Purtenance - "Awaken from Slumber" Review


Quando grande parte do material recebido para reviews vem de bandas finlandesas, independentemente da sua origem editorial, sempre podemos pensar que podemos estar a dar, desnecessariamente, demasiado destaque às mesmas, mas aparentemente tal não é o caso. É certo que existem países mais prolíferos em termos de produção musical do que outros, como também há países cuja identidade sonora não deixa margens para quaisquer dúvidas sobre a grande probabilidade de, mesmo sem conhecermos o artista, irmos ouvir um excelente exemplo de habilidade musical. Esta é uma verdade que cabe não só à Finlândia como também a muitas outras nações por este mundo fora, no que diz respeita ao Metal.

Esta introdução é importante para percebermos o porquê da selecção de uma banda que, tenho quase a certeza disso, está longe de ser popular e conhecida no meio mais mainstream por todos os amantes de Death Metal bruto e cruel. A nível underground, os Purtenance existem desde 1991, embora já estivessem no activo, mas com outro nome, desde 1989. E como tudo vem de algum lado, é obrigatório definir as origens do Death Metal finlandês, no qual os Purtenance assumem uma força vital. Sem qualquer demo, lançam em 1991 o seu primeiro EP, seguido da sua estreia nos longas durações com o memorável “Member of Immortal Damnation”, de 1992, edição esta que vem ditar uma paragem de 10 anos da banda.

Regressados em 2012, editam o EP “Sacrifice the King” e demonstram o porquê da sua pujança, porém sem dar algum tipo de descanso enterram bem fundo o seu martelo de guerra em 2013 com este “Awaken from Slumber”. Com uma intensidade à la Rottrevore, Bolt Thrower e Mythos, os Purtenance apresentam-nos argumentos mais do que suficientes para despertar a curiosidade e ganhar a nossa admiração!

E que acordar musical é este álbum, após um pequeno intro, arrancam com o minúsculo tema “Hatred” que simplesmente pulveriza o mais incauto ouvinte, destacando-se, aqui, o peso imenso desta produção, onde os níveis sonoros estão, com certeza, elevados ao máximo. A partir daqui assiste-se a um desfilar de estrondos atrás de estrondos, uma sinfonia bélica afinada ao mais pequeno pormenor. “What was hidden”, o segundo tema, traz-nos ao de cima a genética mais pausada, mas não menos esmagadora, dos Purtenance, ao mesmo tempo que nos golpeia com a sua velocidade viciosa. 

Apresentando este meio termo, em termos de estilo, é neste compasso que “Awaken from Slumber” marcha impiedosamente, prometendo fazer muitos estragos ao longo deste Inverno que se avizinha. Um álbum muito satisfatório cuja audição recomendamos!

Nota: 8.7/10

Review por Pedro Pedra