About Me

Split Heaven - "The Devil's Bandit" Review


A Pure Steel Records deve ser a editora que mais nacionalidades díspares congrega e os Split Heaven são apenas mais um exemplo. A banda oriunda do México tem um nome horrível mas é dona de uma som poderoso de heavy metal que beira o power metal que quase que compensa a escolha para a sua designação. "The Arrival Of The Gunslinger" é um tema curto instrumental que serve como intro para o tema "Danger Zone" e para o próprio álbum. Os dois temas são um bom início para "The Devil's Bandit", já o terceira longa duração da banda.

Apesar da nacionalidade, há uma forte aproximação com o típico som alemão. Aliás, uma mistura entre aquilo que se entende como NWOBHM e o power metal alemão, uma mistura que gera um resultado que agradará a quem gosta dos estilos em questão. A voz do novo vocalista Gian Carlo Farjat ainda acentua essa proximidade ao metal teuntónico - principalmente Primal Fear. Faixas como "March Of The Dead" e o tema-título rockam como tudo mas também dão a indicação que o fruto já está espremido ao máximo e que pouco mais vai sair do que o sumo que já saiu.

Para os que gostam e vivem para este tipo de som e não são muito exigentes, "The Devil's Bandit" é um álbum essencial. A questão é que apesar da qualidade em termos de som - a produção é impecável - em termos de técnica instrumental - bons solos e eficácia rítmica - e em termos de honestidade ao som que praticam, mas não deixa de soar um pouco batido e sem o principal para fazer um grande álbum: músicas memoráveis. Não há propriamente nenhum gancho que arranque a orelha do ouvinte incauto. "Sinner" quase que chega lá mas falta qualquer coisa, definitivamente.


Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira