About Me

Napalm Death - Barney Greenway apoia o casamento gay


Em entrevista ao site Loudwire, o vocalista dos Napalm Death, Barney Greenway, foi convidado a falar sobre qualquer assunto à sua escolha, acabando por abordar o casamento gay e o seu apoio a ele. Aqui fica um excerto dessa entrevista:

"Existe um enorme debate, que, neste momento, avança e retrocede na Europa - ironicamente porque a Europa é vista como bastante liberal - mas existe um debate a acontecer sobre o casamento gay. Tenho uma visão muito básica sobre isso; é uma questão de direitos humanos. Acho que é uma questão de direito civil; Vou fazer uma comparação com a questão dos direitos civis nos Estados Unidos. É exactamente a mesma coisa. As pessoas têm o direito de fazer o que quiserem com as suas vidas, se se tratar de um princípio humano básico, e desde que não magoem ninguém. Ninguém tem basicamente nada que ver com quem é que os outros se casam."

Barney Greenway continua: "Ninguém tem o direito de ditar qual o rumo que estas questões devem tomar. As igrejas podem pensar que sim, mas, a meu ver, isso não são nada mais do que tretas mundanas. Ninguém tem o direito de dizer a ninguém, o que fazer nos fundamentos da vida. Para ser honesto, acho que é completamente ridículo que as pessoas debatam isto ou tentem estabelecer um precedente legal. Trata-se de dois seres humanos a fazerem algo perfeitamente normal num ser humano e que os torna felizes, e as pessoas não se deviam meter nisso. Nem sequer devia chegar a ser uma questão de legalização. É um direito humano básico e fundamental. Não consigo ver onde se encaixa a questão jurídica que diz que duas pessoas do mesmo sexo não se podem casar. Não entendo que leis é que foram infringidas. Poderias começar a ficar realmente estúpido com isto, e começares a falar sobre a "lei natural de Deus", o que eu acho ridículo."

Abordando a sua posição sobre o assunto, Barney Greenway concluiu da seguinte forma: "Há muitas coisas com as quais tenho problemas - com as igrejas e a religião em geral - e não digo que todas as pessoas religiosas pensem dessa forma, em termos de tentar abolir as relações com pessoas do mesmo sexo ou o casamento gay, nem toda a gente que faz isso está envolvida com a religião, mas existem alguns grupos principais de interesse e movimentos que estão muito envolvidos nisso. Mais uma vez, é uma questão fundamental dos direitos humanos. É idêntico à questão do direito das pessoas de cor usufruírem de transportes públicos. É exactamente o mesmo problema, a meu ver. É uma questão de direitos civis, e não uma questão jurídica."

Por: Bruno Porta Nova - 24 Março 14