About Me

Enthroned - "Sovereigns" Review


Décimo álbum de originais da veterana banda belga de black metal, segundo pela Agonia Records, a mostrar que esta segunda vida está com uma vitalidade que não é apenas fogo de vista. Uma pequena intro na forma de "Anteloquium" faz crescer a tensão que desagua em "Sine Qua Non", um tema que tem de tudo. Blastbeats, groove tipicamente black metal, solos esquisitos e uma ambiência desagradável que só fica bem neste tipo de coisas.

Há toda uma segurança e eficácia que simplesmente não existia no anterior "Obsidium". Não terá sido pela falta de mexidas na formação, que as houve. Oficializou-se a entra da ZarZax para as guitarras ritmo, ele que foi guitarrista da banda ao vivo em 2011 e 2012, ficando agora a banda com três guitarristas (Neraath divide-se entre a guitarra e os teclados) e o português Menthor (Epping Forest e ex-Corpus Christii)para a bateria, tendo uma prestação impressionante.

Se o andamento dos temas no início do álbum aposta sobretudo na atmosfera e na intensidade ritmica, conforme o mesmo se vai desenrolando, a intensidade vai aumentando, sobretudo no que aos blastbeats diz respeito. Não é apenas o ritmo que é premiado com qualidade. A nível de trabalho de guitarras, existe bastante variedade e uma série de riffs que ficam na cabeça - "Lamp Of Invisible Lights", "Divine Coagulation" e "Baal Al-Maut" são bons exemplos deste facto.

Tendo atravessando uns anos atrás uma instabilidade que se ressentiu nos álbuns de originais, este "Sovereigns" é a confirmação de que os Enthrone são novamente uma força a ter em conta no que diz respeito ao black metal, mantendo uma identidade coerente, apesar das mudanças de formação e, o mais importante, argumentos em forma de malhas de respeito e malhas em forma de um álbum com dinâmica e uma escrita ao nivel dos seus melhores trabalhos. Bem vindos de volta.


Nota: 8.3/10


Review por Fernando Ferreira