About Me

Stormwarrior - "Thunder & Steele" Review


Os Helloween tiveram um grande impacto na cena power metal europeia e existem montes de bandas que não escondem as suas influências, bandas como os alemães Stormwarrior, que chegam com este "Thunder & Steele" ao seu quinto álbum. O tema título que abre o álbum não deixa margem para dúvidas, relembrando em muito a fase do álbum "Walls Of Jericho", ou seja, Kai Hansen na voz. As semelhanças entre Lars Ramcke e Hansen são mais que muitas, embora por vezes faça lembrar também Andi Deris (na, "Ironborn" tem os dois registos, por exemplo). Em termos instrumentais, o tem-se power metal ao mais alto nível o que coloca uma questão muito simples mas sempre recorrente:

Música original versus música que soe bem ao ouvido.

Cópias deslavadas são um malefício que não deve ser incentivado, já que é mais fácil pegar em algo que já está feito e mudar pequenas coisas, chamando isso de criatividade. Do outro lado, temos aqueles que fazem a música que gostam, não tendo músicas em que exista propriamente rip-off de riffs ou melodias vocais, mas que o ambiente geral fazem lembrar este ou aquela banda. É nesta segunda categoria em que se inserem os Stormwarrior. Não há como negar a semelhança que há com os Helloween e com os Gamma Ray, mas a verdade é que os Helloween (e em certa medida, os Gamma Ray) não fazem nada do género há já algum tempo.

Músicas relativamente simples, sem grandes complicações, seguindo as regras do género com algum cuidado, mas não deixando que isso apague a sua própria identidade, que apesar disso, é possível discernir. Na altura em que surgiram havia uma sobrepovoação do género, mas agora, passados mais de quinze anos e sendo a cena bastante diferente, este álbum cai que nem um mimo em todos aqueles que têm saudades dos primeiros tempos de ambas as bandas citadas. Boas malhas, feitas para serem tocadas ao vivo e entoadas pelo público, é o que este álbum tem com fartura. Inegável o impacto que "Metal Avenger", "Steelcrusader" e "Fyres In the Nighte" têm no apreciador do fã da velha guarda - e não tanto naquele que gosta de coisas mais melódicas e polidas - "Thunder & Steele" é power metal como já se tinha saudades de ouvir.

 
Nota: 8.7/10

Review por Fernando Ferreira