About Me

Hell & Heaven Metal Fest cancelado pelo governo mexicano


O Hell & Heaven Metal Fest, que deveria abrir portas já no próximo dia 15 de Março, em Feria De Texcoco - México, foi cancelado pelo governo do país. O festival, cujos cabeças de cartaz incluíam nomes sonantes como Kiss, Guns N’Roses, Twisted Sister, Rob Zombie, e Lamb Of God, não foi autorizado, alegadamente por razões de segurança, embora se especule que possa tratar-se de um caso de discriminação à comunidade metaleira mexicana.

Esta semana, o estado enviou cerca de 300 membros da polícia de choque para cercarem o recinto do festival, em Texcoco. O ministério da defesa civil mexicano, juntamente com o federal, informaram num comunicado que teriam cancelado os planos dos organizadores (que incluíam um público de 70,000 a 80,000 pessoas e 50 grupos musicais), devido à falta de condições de segurança, que poderia colocar em perigo os visitantes do festival. O documento mencionava a falta de planos de evacuação do recinto, bem como planos inadequados para os espectáculos que incluíam fogo de artificio.

A ironia é que decorre no mesmo recinto, todos os anos, a Feira Internacional de Cavalos de Texcoco, com moldes muito semelhantes aos do Metal Fest (grandes multidões, concertos, etc). A autarquia de Texcoco, na posse de um governo de esquerda, mantêm o seu apoio ao festival. Segundo um representante do governo local, o problema prende-se com o próprio estado do México, actualmente na posse do Partido Institucional Revolucionário, que poderá ter cancelado o concerto por razões políticas. Mas a suspeita de que pode tratar-se de um caso de discriminação por parte do governo, tendencialmente conservador, paira no ar.

Ainda assim, um dos organizadores do festival, Javier Castenada, adiantou que na sua opinião não se trata de uma questão de discriminação contra a comunidade adepta de metal, mas seriam antes contendas relacionadas com interesses políticos e financeiros.

Por: Vanessa Henriques Ribeiro - 09 Janeiro 14