About Me

Below - "Across The Dark River" Review


A Metal Blade anda doida com o metal tradicional. E eles podem fazê-lo sem prestar contas a ninguém, afinal eles estavam lá no ínicio dos Metallica. Deram a conhecer ao mundo bandas como Trouble, Slayer e Metal Church. "Below" é o primeiro álbum dos suecos, doomsters à moda dos Candlemass e que até nem se safa nada mal em tentar subir a esse trono, embora aqui exista uma aproximação quase power metal ao estilo, se tal é possível ou faz sentido. A aproximação nem é feita através da voz - os Candlemass também já tiveram tantos vocalistas que apenas alguém com a voz igual ao Messiah é que se poderia fazer essa ligação. Em termos instrumentais há realmente uma semelhança inegável, não havendo no então espaço para acusações de rip-off.

O doom também não é dos estilos mais versáteis do espectro da música pesada, mas os Below conseguem fugir bem a essa armadilha embora existam momentos em que é impossível não pensar nos Candlemass. Certos riffs e melodias vocais em "Bid You Farewell" parece que têm mesmo aquele feeling inconfundível mas depois temos coros majestosos para baralhar tudo e um espírito mais heavy metal como na "Ghost Of A Shepherd", mas é no doom metal puro e duro que as coisas começam realmente a aquecer. "Mare of The Night tem um groove que apetece que não acabe nunca enquanto  "The Whitechapel Murderer" tem uma melodia lead bem épica e um ambiente macabro que diz bem com o tema - Jack, o Estripador e com tudo aquilo que o estilo representa.

Este primeiro álbum não é uma bomba que vai surpreender tudo e todos. É sim uma apresentação de uma banda que pode dar a vir cartas neste género num futuro não muito longínquo. Depois disto exige-se que exista mais personalidade e identidade própria num eventual segundo trabalho. Pelo menos de forma a que o nome dos Candlemass não surja em cada pararágrafo de cada crítica ao seu trabalho. Independentemente disso, é uma boa aposta por parte da Metal Blade, que pode dar muitos bons dividendos no futuro, tanto para eles como para os fãs do doom.


Nota: 7.8/10

Review por Fernando Ferreira