About Me

Primalfrost - "Prosperous Visions" Review


O Canadá tem-se revelado uma das mais surpreendentes fontes de metal dos últimos anos. Sendo já, há algum tempo, uma referência do death metal técnico, nos últimos tempos têm surgido uma série de novos nomes, nos mais variados géneros do metal que oferecem algumas garantias para o futuro - umas mais que outras. Os Primalfrost é uma das mesmas que de certeza que se tornarão um dos grandes nomes do death/black metal sinfónico do país. Pelo menos argumentos nesta estreia não faltam. Que o diga a entrada fulgurante que "Distant Cries Of War" tem, principalmente após a longa intro de teclados instrumental que se torna algo maçuda ainda nem trinta segundos passaram.

Com um som fantástico e um nível instrumental não menos que isso, é capaz de surpreender o facto dos Primalfrost ser uma one-man-band, estando o músico Dean Arnold por trás de tudo o que se pode ouvir aqui. One-man-bands há à pazada, sobretudo no reino do black metal, mas uma coisa a este nível de qualidade técnica é realmente surpreendente. Até mesmo as vocalizações extremas são poderosas - mais para o rasgado, próximo do que se consegue ouvir no black metal ou no folk metal extremo. o som é bem mais próximo daquele que se pratica no continente europeu, nomeadamente na Finlândia, do que propriamente no continente americano o que de traz um certo elemento exótico à sua própria identidade.

Boas melodias, boas malhas, grandes solos de guitarras, num álbum que se sai bem melhor na prática do que se calhar os mais críticos e desconfiados diriam no papel. Apesar da sua duração, este "Prosperous Visions" até flui bem, se passarmos por cima das músicas instrumentais que não acrescentam nenhuma riqueza ao álbum. Um saudável espírito viking/folk que resulta em pleno no épico de 14 minutos "Cathartic Quest (An End To Tyranny Pt II)" - algo que poderia correr muito mal. Excelente surpresa e mais um (bom) nome a apontar vindo do Canadá.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira