About Me

Mantar - "Death by Burning" Review


Formados em 2012, este duo alemão apresenta-nos o seu primeiro disco de originais, “Death by Burning”. Sem muito histórico para podermos traçar as suas origens, salta-nos, desde logo, à vista a consistência musical dos Mantar. Praticantes de um Sludge corrosivo e encorpado, como manda a Lei, vão disparando os seus temas com a típica distorção necessária à criação do tão necessário ambiente sujo e, definitivamente, negro, que aqui se requer!

Não estando a ser originais na sua forma de arte, o certo é que conseguem atingir alguns pontos altos com temas como, por exemplo, “Swinging the Eclipse”,  “The Huntsmen”, “The Stoning”e“White Nights”. Arranhando e arrastando a sua passagem ao longo desta proposta, os Mantar acabam por cair nos comuns lugares do feedback prolongado, do groove rockeiro e de alguma industrialização sonora. É incrível esta última menção, porque estamos a falar de uma banda com apenas dois elementos, porém parecem muito mais, tal é fusão da vibração musical dos Mantar. Milagres da tecnologia da produção  actual, mas que adicionam a pretendida mais valia ao resultado do final.

Aos amantes deste estilo, este “Death by Burning” pode fazer-vos bater o pé no chão, a sua solidez assim o determina, como inicialmente  referi. Aos curiosos, desapeguem-se dos discos que já ouviram 40.000 vezes e experimentem algo diferente, até pode ser que venham a ser supreendidos e adicionar mais um artista ao vosso catalogo pessoal. Àqueles que simplesmente não têm paciência para esta e outras bandas do género, é melhor continuarem a audição das poeiras musicais que vos acompanham ultimamente e aguardar por mais um álbum de uma qualquer cópia de banda de renome que por aí anda.

Nota: 7.1/10

Review por Pedro Pedra