About Me

Seasons Of The Wolf - "Anthology" Review


Quem é que nunca ouviu falar dos Seasons Of The Wolf? Muita gente. É um daqueles casos em que a busca pelo passado enterrado em territórios desconhecidos não traz nada de especialmente bom, embora também não seja nada de especialmente mau. A banda foi fundada no final da década de oitenta e embora os primeiros álbuns já sejam da segunda metade da década seguinte, o som aqui é tão podre como se fosse da década setenta. É aquela distinção entre que se faz entre o que se chama de produção crua e produção manhosa. Normalmente as duas são semelhantes, apenas uma esconde (e por vezes potencia) músicas que se tornam clássicos enquanto a outra revela pobreza de ideias e de concretização das poucas que se tem.

Esta antologia reúne as duas primeiras demos, originalmente intituladas de "Trick Trax #1" (primeiro CD) e "Trick Trax #2", sendo que a primeira foi lançada em 89 e a segunda no ano seguinte. Demonstram algumas boas ideias aqui e ali mas no geral demasiado tempo para uma banda que está a começar e tem o mau hábito de usar teclados da forma mais cheesy que pode haver. Não se pense que isto é uma crítica à banda por aquilo que se lançou há vinte e cinco anos atrás. Todas as banda têm que começar em algum lado e se se sente que lançar dois álbuns em cassete é a melhor forma, é uma decisão que tem ser respeitada.

Critica-se é a decisão de reeditar isto tanto tempo depois, sendo que provavelmente não vai representar o som da banda actualmente. Nem mesmo a desculpa que a banda não lança nada desde 2007 serve para tentar perceber esta jogada. Alguns fãs de heavy metal e até fãs da banda podem pegar nisto a julgar que está aqui algo que justifique o gasto do seu dinheiro, mas na verdade é apenas nostalgia sem grande sentido, mostrando uma banda ambiciosa mas (ainda) sem nada valoroso para mostrar. Soa a oportunista e ouvir os dois cds de seguida é puro masoquismo. Não vale a pena.


Nota: 3/10

Review por Fernando Ferreira