About Me

The Unsemble - "The Unsemble" Review


O que é que se tem quando se junta um membro dos Einstürzende Neubaten, outro dos The Jesus Lizard e ainda um dos Silver Jews? Nada que se pudesse esperar de cada uma das citadas bandas/projectos especifícas/os. Nem tão avant-garde como já se espera de algo dos Einstürzende Neubaten, ou rock alternativo/noise como os The Jesus Lizard fariam e muito menos o rock indie dos Silver Jews. No entanto, aqui e ali, existem uma série de pontos em comum com cada uma das bandas, fazendo desta entidade uma totalmente nova, sem pontos de referência directos.

O que fica é uma série de ambientes, pequenos peças, quinze delas, cada uma delas focando melodias e ritmos pouco usuais da música mas que se tornam, cada uma delas, intrigantes e até viciantes. Das quinze faixas, temos cinco temas de improvisação que na maior parte das vezes não se distanciam muito das outras, supostamente, mais pensadas. Claro que é um álbum difícil de seguir e interiorizar. Até seria insultuoso se, com um elenco destes, tal não acontecesse.

Música perfeita para banda sonora de um filme que se quer desconfortável, cerebral e em certas partes claustrofóbico. As peças de improvisação cumprem esse papel na perfeição, assim como algumas faixas onde se incluem "Neon", "Shadows" e até a meio chillout e dub "Waves" e no total tem-se quarenta e cinco minutos que fará as delícias de todos os que gostam de viajar mas principalmente de todos os que gostam deste tipo de viagem. Música de fundo que corre o risco de ocupar o centro do palco daqueles que têm coragem e fulgor para tal.


Nota: 7/10


Review por Fernando Ferreira