About Me

Vredehammer - "Vinteroffer" Review


Poderão ficar admirados mas... ainda existem boas bandas de black metal norueguês que ainda não tinham lançado um longa duração. Os Vredehammer são os responsáveis por tal, banda que originalmente era para ser apenas o escape musical de Per Valla, depois de sair das suas bandas Elite e Allfader. Depressa tornou-se mais do que isso e após dois EP, finalmente arranja mais músicos e uma banda a sério é formada, sendo que não demorou muito a que depois do terceiro EP, "Mintaka", lançado o ano passado, surgisse este "Vinteroffer".

Aquilo que faz com que esta estreia seja digna de nota é porque não é a proposta típica das raízes do estilo, ou seja, trve kvlt, mas antes uma vertente mais poderosa, tanto em termos de produção como de pujança, apostando menos no ambiente - embora existam aqui momentos de igual intensidade, como a intro "The Awakening" ou o tema que se segue "Cthulhu". De salientar também o altíssimo nível técnico debitado nestas oito faixas (ignorando a já mencionada intro), principalmente no que diz respeito nos solos de guitarra e no trabalho de bateria. Nesses dois pontos, "Seduce Infect Destroy" e "Summoned" dão cartas.

Depois temos propostas supostamente mais tradicionais no que ao black metal diz respeito - "Suicide Forest" e "We Are The Sacrifice" talvez a malha com sabor mais clássico - mas que mesmo assim consegue surpreender com soluções e arranjos inesperados. Este trabalho vai crescendo aos poucos, a cada uma das audições, deixando mais um pouco de si no ouvinte, como um dança de sedução na qual lutar é desde cedo uma causa perdida. A épica faixa-título demonstra isso em pouco mais de nove minutos. Um trabalho que tem tudo para se tornar clássico em pouco tempo e que prova, mais uma vez, o bom ouvido por parte da Indie Recordings.


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira